Mustang GTD, esse é o nome do novo supercarro da Ford que chega ao mercado por 300 mil dólares, disposto a desafiar a hegemonia de Ferraris e Porsches. Inspirado no Mustang GT3 de competição, que disputa as 24 Horas de Le Mans e as provas do campeonato da FIA GT, o novo Mustang GTD é um carro de corrida homologado para as ruas.
Assim como os modelos de competição, o GTD tem grande parte de sua estrutura em fibra de carbono, suspensão com ajuste de mola e altura, motor V8 supercharged com cárter seco, recursos de aerodinâmica ativa, transmissão traseira de oito velocidades com dupla embreagem, eixo de transmissão de fibra de carbono e freios de carbono-cerâmica.
A ideia de transformar o carro de corrida em um carro de rua nasceu em 2021 no fundo de um galpão, atrás de um túnel de vento no centro de desenvolvimento e testes da Ford em Allen Park, Michigan. A proposta do grupo de engenheiros que trabalhava no local foi a de projetar um Mustang para enfrentar o melhor dos carros esportivos europeus, entre eles o Porsche GT3, um ícone entre os superesportivos de competição.
Todas as peças de precisão do Mustang GTD foram especialmente projetadas. Cada forma é determinada pela função. Ele foi projetado com um propósito: ser mais rápido na pista, com mais tecnologia que os carros de corrida nos quais se baseia. Muitas pessoas que participaram do seu desenvolvimento também estão por trás dos Mustangs de corrida e do GT vencedor de Le Mans. Ele foi feito para ser o Mustang de rua mais rápido de todos os tempos.
O Mustang GTD tem um incrível downforce (força descendente) para rodar colado ao asfalto. Isso, graças à aerodinâmica ativa e à aderência dos enormes pneus, montados na suspensão dianteira de braços curtos e longos, com altura dupla, e suspensão traseira multilink. Em carros de altíssimo desempenho, parar é tão importante quanto acelerar, por isso ele conta com freios de carbono-cerâmica.
A transmissão de oito marchas com dupla embreagem é montada na traseira e o eixo de transmissão é fabricado em fibra de carbono para garantir a leveza e ao mesmo tempo ser capaz de aguentar as grandes forças às quais é submetido. Apesar do V8 de 5,2 litros supercharged, com potência estimada de mais de 800 cavalos instalado na dianteira, a distribuição de peso se aproxima de 50/50.
Legado vencedor de Le Mans – O Mustang GTD nasceu do conceito do Mustang GT3 de competição e vai ocupar o topo da família Mustang, agora formada por modelos de rua e outros exclusivos para as pistas, como o Mustang GT4, o Mustang GT3 e o Mustang Dark Horse R. Eles vão rodar nas ruas e pistas de todo o mundo para manter o legado do Mustang como o modelo de maior sucesso da Ford nas corridas. O nome GTD vem da categoria IMSA “Grand Turismo Daytona”, que segue a regulamentação GT3 da FIA.
O design do Mustang GTD foi desenvolvido para cumprir a função de manter o carro colado no chão e, ao mesmo tempo, cortar o ar com máxima eficiência. Por isso, cada detalhe é focado no desempenho aerodinâmico e na velocidade, desde o divisor dianteiro, o capô e os para-lamas até a asa traseira ativa com controle hidráulico.
O uso extensivo de fibra de carbono contribui para reduzir o peso, baixar o centro de gravidade e melhorar a capacidade de resposta ao acelerador. Os para-lamas, o capô, a cobertura que substitui a tampa do porta-malas, as soleiras das portas, os difusores dianteiro e traseiro e o teto são de fibra de carbono. Os painéis dianteiro e traseiro também podem vir opcionalmente no mesmo material.
O GTD vai um pouco além dos carros homologados para as corridas, com um pacote aerodinâmico opcional inclui cobertura de fibra de carbono sob a carroceria e tecnologias, que seriam ilegais em corridas, como abas dianteiras controladas hidraulicamente para gerenciar o fluxo de ar junto com a asa traseira ativa.
O espaço que seria do porta-malas é ocupado pela suspensão semiativa, pelo sistema de controle hidráulico e pelo sistema de refrigeração da transmissão. A sua tampa é substituída por uma cobertura inspirada em corridas, com duas entradas de ar direcionadas aos trocadores de calor.
Essa combinação de recursos aerodinâmicos resulta em um enorme “downforce”, equilibrado nos eixos dianteiro e traseiro, que aumenta a velocidade em curvas e permite um controle apurado do veículo.
Extrema performance e tecnologia – O Mustang GTD usa um V8 supercharged de 5,2 litros, desenvolvido especialmente com entradas duplas de ar e o primeiro sistema de cárter seco em um Mustang de rua, para manter o motor lubrificado em curvas contínuas e exigentes. O sistema de exaustão pode contar, opcionalmente, com válvula ativa de titânio que melhora o fluxo dos gases.
O desempenho do Mustang GTD é aprimorado pela suspensão semiativa de última geração, que pode variar tanto a força de mola como a altura do curso. O amortecedor com válvula adaptativa de acionamento hidráulico, com dupla regulagem de mola e altura, permite aprimorar o desempenho nas ruas e nas pistas de forma independente. A suspensão permite um ajuste quase 40 mm mais baixo no modo Track e, no geral, tem um curso quase quatro polegadas maior que o do Mustang GT.
A suspensão dianteira com braços curtos e longos melhora a rigidez lateral e a dinâmica, especialmente em curvas com alta força G. A suspensão traseira é do tipo integral link “pushrod” com balancim. Os amortecedores internos com válvula adaptativa e as molas são dispostos em um padrão cruzado horizontal, integrados a um subquadro tubular forte e eficiente em termos de peso. Essa arquitetura exclusiva cria uma relação de movimento da haste ao amortecedor de 1:1, fazendo o carro responder com precisão às condições da pista.
Os pneus são um capítulo à parte para garantir aderência e estabilidade nas curvas. Os dianteiros têm 325 mm de largura – que é a mesma largura dos pneus traseiros do Ford GT – e os traseiros com 345 mm. Eles são montados em rodas de alumínio forjado de 20 polegadas, ou rodas de magnésio forjado opcionais, que oferecem a combinação ideal de peso e durabilidade com design semelhante ao do Mustang GT3.
Por trás dessas rodas estão os enormes freios Brembo de carbono-cerâmica, otimizados para dissipar o calor e garantir frenagens consistentes. O freio traseiro conta com dutos de resfriamento montados abaixo da suspensão.
Titânio reciclado do caça F-22! A cabine traz materiais de acabamento premium, incluindo camurça Miko, combinada com couro e fibra de carbono e monitores digitais que mantêm o motorista envolvido e no total comando. Os bancos Recaro, otimizados para os dias de pista, são complementados por paddle shifts, seletor de câmbio rotativo e placa de série feitos com titânio reaproveitado de peças de caças Lockheed Martin F-22. O banco traseiro foi removido para reduzir o peso e criar espaço de carga.
O Mustang GTD será oferecido com várias combinações de cores internas e vários pacotes externos opcionais. Ele poderá ser encomendado em qualquer cor, incluindo amostras fornecidas pelo cliente. Isso permitirá criar modelos exclusivos e dar ao carro uma presença marcante, o mais próximo possível de um Mustang GT3 de competição para as ruas.
O Mustang GTD estará disponível no final do ano, com produção limitada e preço estimado a partir de US$ 300 mil, algo como R$ 1,5 milhão lá nos EUA. ©Joaquim Rimoli|AutoMotori 2024, com informações da Ford
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