Ex-moradora de Jundiaí diz que Natal nos EUA é igual aos FILMES

FILMES

E como uma pessoa que viveu em Jundiaí analisa e curte o Natal nos Estados Unidos? Wilna Kecia Lima Matos Rocco conta como é este período no país onde vive há quase dois anos. E, pelo que ela revela, o Natal da vida real é bem parecido com os que nós, brasileiros, vemos – de queixo caído – nos filmes de Hollywood.

Segundo Wilna, a véspera de Natal não é tão importante para os americanos. “Para eles, o feriado mais esperado e comemorado é o Thanksgiving, que é o Dia de Ação de Graças, celebrado em 28 de novembro. No Natal, apesar de se reunirem com a família para a ceia, muitas vezes eles dormem até antes da meia-noite, principalmente as famílias com crianças, que deixam biscoitos e um copo leite próximos à árvore para o Papai Noel e cenouras no quintal para as renas. Para manter a magia, enquanto os filhos dormem, os pais deixam apenas migalhas no prato e pegadas na neve, entre outras encenações, para surpreendê-los na manhã de Natal”.

Os presentes são colocados  debaixo das árvores e nas meias na lareira como se tivessem sido deixados pelo Papai Noel. “O costume de pendurar meias ou bolsas em forma de meia na lareira para que o Papai Noel deixe lembrancinhas durante a passagem pela casa na noite de Natal é chamado de christmas stocking. Ali dentro vão pequenos presentes que a família coloca para cada membro dela. Então cada meia é alguém específico da família”, conta.

Assim como nos filmes, as famílias só abrem os presentes no dia 25. “É diferente do Brasil onde os presentes são abertos na véspera. No dia de Natal as família se vestem com os ugly sweaters, que literalmente quer dizer blusas feias. São casacos de lã temáticos com estampas de rena, Papai Noel, bonecos e flocos de neve, árvores de natal, luzes pisca-pisca, entre outros símbolos natalinos. Todos se reúnem para um grande almoço em família com o roasted turkey, o peru assado, e muita comida típica de natal.

De acordo com Wilna, as casas são enfeitadas e árvores de Natal são montadas a partir do final de novembro, após o Dia de Ação de Graças). “A decoração de Natal muitas vezes chega até a ser uma competição entre vizinhos para ver quem consegue deixar a casa mais enfeitada, iluminada e encantadora. As casas são decoradas por dentro e por fora com muita iluminação, bonecos infláveis gigantes e iluminados, projetores nos jardins refletindo na parede das casas imagens de flocos de neve, renas, Papai Noel e bonecos de neve”.

Detalhe importante para entender como os americanos enfeitam tanto as casas: “a decoração é infinitamente mais acessível do que no Brasil, onde se gasta muito para deixar a casa elegante para esta data festiva. Muita coisa é vendida inclusive nas lojas Dollar Three onde qualquer coisa custa até US$ 1. Todos conseguem montar uma bela decoração de natal.

Diferente do Brasil, na América, é mais comum comprar árvores de verdade para colocar em casa. “Nos jardins das casas geralmente as árvores são pinheiros já que o clima favorece o seu plantio. Então as pessoas acabam decorando as árvores do jardim também”, explica Wilna.

É bom lembrar que enquanto o Natal no Brasil ocorre em pleno verão, no Hemisfério Norte, o Natal ocorre no inverno. Em boa parte do território norte-americano neva. “Por isso, é normal que as pessoas tenham lareiras em suas casas, o que deixa o Natal mais ainda mais mágico e encantador, como nos filmes.

Os “hinos” de Natal são tocados incessantemente em lojas, restaurantes e shoppings durante todo o mês de dezembro em vários países. Em alguns lugares, corais de crianças se juntam para cantar as músicas de natal em apresentações ou de porta em porta das casas para arrecadar dinheiro para caridade.

Muitas famílias optam também por fazer a brincadeira de amigo secreto que aqui se chama Secret Santa. Aliás, Santa é o nome do Papai Noel nos Estados Unidos.

Os americanos têm o costume de dar cartões de natal ao invés de enviar mensagens pelo celular ou e-mails. “Eu particularmente acho essa tradição muito bonita e um ato extremamente educado. Eles também costumam agradecer todos os presentes que recebem com um cartão escrevendo sobre o quanto aquela lembrança foi significativa para eles. São fofos e educados”.

Wilna vive na cidade de Pullman, no estado de Washington. “Aqui tem muita neve. Isto deixa o Natal ainda mais mágico e com a cara dos filmes de Hollywood”.

Ela lembra que no ano passado viajou com a família e amigos para Sandpoint, cidade que tem uma das maiores estações de ski da região. “Conseguimos manter a tradição do nosso natal do Brasil com a cara do Natal mágico temático dos Estados Unidos. Foi realmente um sonho a ser realizado, principalmente pela minha filha que tem 11 anos. Estamos ansiosos pelo natal deste ano”, concluiu ela.


Jornalista conta como é o Natal no Canadá

Segundo a jornalista Mônica Cândido, que trabalhou na imprensa de Jundiaí e hoje mora no Canadá, o Natal daquele país é bastante parecido com a maneira que os norte-americanos celebram a data.

O Canadá é vizinho dos Estados Unidos. Portanto, neve não falta por lá também. “O Natal é um momento de se reunir com a família e os amigos, igual no Brasil! E aí bate sim a saudade, mas felizmente temos muitos amigos aqui o que ajuda a amenizar um pouco. Mas tem ano que escapamos e passamos este período no Brasil!”, diz ela.

Em cidades maiores como Toronto e Vancouver tradicionalmente tem a “Parada do Papai Noel”, quando centenas de pessoas vão para as ruas ver o desfile de carros alegóricos com temas natalinos. “Também há alguns Festivais de Luzes em locais públicos, e muitos decoram as casas com temas e luzes de Natal”, informa Mônica.

É claro que não faltam os itens da época nas lojas. “Encontramos coisas como Gingerbread House (casa de biscoito de gengibre), eggnog (bebida a base de claras em neve e gema de ovo), Ugly Sweater (blusa e moletons estampados, com tema de Natal e divertidos). Existem também mercados de Natal para a venda desses produtos e items de decoração. Os canadenses preferem pinheiros naturais para usar como árvore de Natal”.

O dia 25, comenta Mônica Cândido, é feriado e grande parte das lojas fecham, mas no dia 26 de Dezembro é o Boxing Day que é um dia que as lojas fazem muitas promoções.

VEJA TAMBÉM

GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD, EXISTEM OUTRAS CAUSAS DE CORRIMENTO?

ANTIVACINA: MOVIMENTO É TEMA DE CAFÉ FILOSÓFICO NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

QUER SABER COMO É A FISK DA VILA VIRGÍNIA, NA RUA DO RETIRO? ENTÃO, ASSISTA AO VÍDEO!!!

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI