O varejo de Jundiaí e Região vive o período de maior expectativa com o aumento das vendas por conta do Natal. O comércio local já apresenta movimentação de consumidores. Na avaliação de Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), apesar do mercado de trabalho aquecido, da projeção positiva do pagamento do 13º salário, o cenário nacional é marcado por juros altos, inflação persistente, elevados níveis de endividamento e inadimplência das famílias.
“São fatores que podem influenciar no resultado das vendas, impedindo um crescimento mais amplo do setor. Por isso, há cautela e indícios de que os consumidores devem ser mais pragmáticos, objetivos. A tendência é que tenhamos um avanço de cerca 3% na região em relação a 2024, até acompanhando a desaceleração do setor mais notada nesta segunda metade do ano”, pontua Maltoni.
Dessa forma, ele sugere aos empresários o investimento em campanhas de marketing, estratégias eficazes de precificação, promoções, melhoria contínua da experiência do cliente e integração entre canais físico e digital. “A excelência na execução das atividades essenciais contribui substancialmente para bons negócios neste já tradicional melhor período do varejo”, afirma Maltoni.
O economista do Sincomercio, Jaime Vasconcellos, lembra ainda que nos últimos anos as vendas de Natal se descentralizaram, começando já em novembro com as promoções da Black Friday, estendendo para o início de dezembro e atingindo seu pico na semana que antecede a data.
“O ideal é pensar em ações e estratégicas para atrair o consumidor durante todo o mês, visando também os presentes de amigo secreto e artigos para o Réveillon também que aquecem alguns segmentos. Para os lojistas, diante do cenário mais cauteloso, a dica é ajustar os estoques, as equipes de atendimentos, projeção de vendas. Há desafios, mas grandes chances de bons negócios durante todo mês”, destaca.
Entre os presentes mais procurados estão itens como smartphones, tablets, smartwatches e acessórios tecnológicos; roupas e calçados; perfumes/cosméticos; acessórios. Brinquedos educativos e jogos de tabuleiro continuam a ser favoritos entre os mais jovens. Vales-presentes para experiências como viagens, jantares ou atividades de lazer também são opções. Sobre as formas de pagamento dos consumidores, as principais geralmente são: PIX, cartão de crédito parcelado, dinheiro e cartão de débito.
Horário do comércio – Em dezembro, o comércio de Jundiaí tem horário especial de atendimento por conta do Natal. De acordo com o Sincomercio, as lojas do Centro e dos bairros poderão funcionar das 9h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h durante os finais de semana.
O horário estendido está garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e representa uma oportunidade para os lojistas impulsionarem seus negócios e para os consumidores planejarem suas compras.
Parada Natalina – No dia 18 de dezembro, às 19 horas, será realizada a tradicional Parada Natalina pelas ruas do Centro com atrações diversas como o desfile do icônico Papai Noel e suas Noeletes acompanhados por diversos personagens infantis que integram a Trupe de Natal, cortejos natalinos, desfile de integrantes de grupos de escoteiros, ciclistas e muito mais. A Parada Natalina é uma realização do Sincomercio e da CDL com apoio cultural do Sesc Jundiaí.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES











