Vivências de Natal com MARIA

Neste Advento, experimento as vivências de Natal com Maria ao seguir o retiro online com Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços, dirigido pelo Frei Cyril Roberto do Convento de Paris.

Tem-me feito um bem imenso esse retiro no aguardo do Menino que, na expectativa de João Batista, como escreve o Frei Cyril, é a verdadeira força, pois forte é aquele que não procura proteger-se em detrimento dos outros. Pelo contrário, é quem se põe a serviço do irmão sempre que pode, que sabe dominar-se quando poderia explorar, que vela, de maneira simultânea, por si e por seu próximo.

Entusiasmam-me demais os textos sobre Nossa Senhora nesse retiro. O Reino dos Céus começa com o seu “fiat” e ela não perdeu nem uma parcela de Deus em sua vida. Tudo em Maria era fazer a vontade de Deus. Ela permitiu que Deus realizasse o que quisesse. No episódio de Caná da Galileia, ao faltar vinho na festa de casamento, não pediu ao Filho que transformasse a água em vinho, apenas apresentou a necessidade no local. Atenta, na quietude, aos acenos do Altíssimo. E se não tivesse em silêncio, não teria ouvido a voz do Anjo Gabriel. As reflexões e as propostas de atitude não me deixam indiferente, mesmo que deseje.

OUTROS ARTIGOS DE MARIA CRISTINA CASTILHO DE ANDRADE

VIVÊNCIAS DE FÉ E FOME

VIVÊNCIAS DE CORAGEM

VIVÊNCIAS DO ENTENDIMENTO

VIVÊNCIAS DE BELEZA E HUMANIDADE

VIVÊNCIA NO CARMELO SÃO JOSÉ

VIVÊNCIAS DE OUVIR A VIDA

VIVÊNCIAS DE INTOLERÂNCIA

Sinto-me convidada a três posturas neste tempo de preparação para o Natal: dizer “faça-se” nos acontecimentos que o Senhor me coloca no dia a dia, mesmo que doam; estar alerta aos sinais de Deus e servir a Nossa Senhora, oferecendo o seu Jesus nos meus caminhos, na certeza de que ela cuida de mim.

Se Deus me conceder a graça do sim na unidade de amor com a Virgem Maria, minha alma cantará com ela, com doçura e júbilo, na Noite Santa: “Glória a Deus nas alturas…”. Um Natal abençoado, gente querida!


MARIA CRISTINA CASTILHO DE ANDRADE

Com formação em Letras, professora, escreve crônicas, há 40 anos, em diversos meios de comunicação de Jundiaí e, também, em Portugal. Atua junto a populações em situação de risco.