Carnaval in NATURA

natura

Hoje homenagearei, com alegria e devoção, o Bar Natura. Espaço que existe há 36 anos servindo com educação, profissionalismo e respeito. Lugar acolhedor e receptivo para todas, todos e todes. Sempre com cerveja gelada, bolinho de bacalhau, coxinha de costela e pastel de queijo além dos lanches. Claro que quero parabenizar todos os blocos que com garra e coragem fizeram a alegria de muita gente aqui na cidade. Muitas destas pessoas saiam dos blocos e ia direto pro Bar Natura todos esses dias de Carnaval. Desejo muita sorte as escolas de samba de Jundiaí que por questões de uma política higienista, vão desfilar apenas em março.

O Natura, atualmente (e sempre), é frequentado por todas as idades e também nós da comunidade LGBTQIAP+. Lá, inclusive, nos é permitido organizar celebrações de vida, marmitas para pessoas em vulnerabilidade, bazar beneficente em prol de mulheres, aniversários, Natal e Carnaval. No Bar Natura, aliás, o Carnaval sempre foi tradicional e hoje e ele só tem um brilho mais contemporâneo porém a essência é ancestral.

Na terça-feira de Carnaval, dia 13, com a rua do Natura toda tomada de foliões, pensei numa única palavra: carência. Aquelas pessoas, muitas LGBTQIAP+ como eu e famílias inteiras, sofremos da carência de lazer em Jundiaí. O Carnaval é pura cultura mas os espaços carnavalescos a cada ano estão diminuindo. Um povo que não celebra a cultura, que não descansa o corpo na dança (mesmo sem saber dançar) é um povo adoecido, com saúde mental abalada. Se a gente não olhar para isso, o número de farmácias só continuarão aumentando…

LEIA OUTROS ARTIGOS DE PALOMA SOARES

INDESEJADOS EM ‘MARSHA’

MULHERES SÃO GENTE

BRUTAL REALIDADE

CONTRA O SISTEMA

Eu sou uma mulher cis, sapatão da classe trabalhadora. Eu luto e anseio por direitos, equidade e justiça social tanto quanto desejo muito afeto e glíter para todo mundo. Obrigada Solange, Dori e toda a família que compõe a história do Bar Natura, símbolo da resistência da cultura popular brasileira em Jundiaí e do Carnaval.(Foto: redes sociais)

PALOMA SOARES

É servidora pública, P.L.P., ativista LGBT e Somos Todas Professoras

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES