A Prefeitura de Campo Limpo Paulista garantiu apoio à Associação Recreativa e Beneficente Nipo Brasileira, que atravessa crise financeira por conta da pandemia da Covid-19. O objetivo é fazer com que o prédio seja totalmente reformado e assim, que fique disponível para a utilização. O calendário da instituição não será alterado, mas algumas atividades sócio-culturais serão realizadas no local. O prédio do clube fica na rua Júlio Prestes, 10.
A parceria foi firmada com a presença do prefeito Luiz Braz e dos secretários Jean Carlo Cunha (Cultura), Vinicius Passarin Neves (Educação) e Cleber Ulisses (Esporte). O prefeito destacou a importância dessa parceria. “Não estamos tomando posse do prédio, estamos apenas ajudando a Nipo a manter as portas abertas. Esta é uma oportunidade de reconhecer e preservar a identidade cultural do espaço que representa tão bem os 114 anos de imigração japonesa para o Brasil”, completou o prefeito.
O secretário de Cultura e Turismo Jean Carlo comentou sobre o começo das atividades no local. “As atividades sócio-culturais terão início somente no próximo mês de agosto. As grades específicas dessas atividades ainda estão em fase de elaboração, mas estamos tentando elaborar o melhor plano de trabalho possível para atender a população” afirma o gestor.
Vinicius Passarin Neves, secretário de Educação, afirma que a cultura japonesa tem uma grande influência na vida dos brasileiros. E as crianças precisam entender sobre o assunto. “Além de adicionar novas palavras, os japoneses acrescentaram novos sabores na nossa culinária, e seus costumes são respeitados no mundo todo. Estou muito feliz por participar da valorização da Nipo-Brasileira em nossa cidade”.
A Nipo-Brasileira é uma associação que preserva e valoriza a cultura japonesa por todo o Brasil. Essa história começa em 1908, com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses oficialmente reconhecidos pelo governo brasileiro. A base da imigração para o Brasil foi familiar, com uma população de todas as faixas etárias, com predominância de jovens adultos de ambos os sexos.
Brincando nas Férias – Com o objetivo de proporcionar atividades para as crianças que estão de férias, a Secretaria de Esportes e Lazer promove, de 19 a 22 deste mês, o projeto Brincando nas Férias. Das 14h às 17h, neste período, pais e filhos terão acesso a diversas atividades, como basquete, oficina de capoeira, gincana, futsal, entre outras. Já para os pais serão oferecidas oficinas de ritmos, aulão fitness, aulão de boxe fitness. A programação completa está no site da Prefeitura.
Por um motivo de segurança, para participar das atividades os menores de 16 anos precisam estar acompanhados pelos seus responsáveis munidos de documento pessoal. “Pedimos que os responsáveis fiquem no local durante o período das práticas esportivas, com mais segurança para todos”, fala o secretário de Esportes, Cleber Ulisses. O evento ocorre no centro esportivo municipal que está localizado na avenida João Amato, s/n – Jardim América.

Cleber Ulisses está otimista. “Estamos em ritmo de retomada e a prefeitura tem buscado proporcionar atividades que envolvam toda a família. Por isso, a equipe do esporte preparou atividades esportivas e de lazer para os jovens e para os pais. Vamos proporcionar muita atividade e alegria em um ambiente saudável e seguro”, completa o gestor.
Castrações – O trabalho da equipe de Bem Estar Animal, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, concluiu mais uma etapa do primeiro Mutirão de Castração realizado nos últimos oito anos. Nesta terceira etapa, entre os dias 10 e 11 de julho, 381 animais, entre cães e gatos, foram castrados.

No último final de semana, o mutirão foi realizado e teve mais de 400 animais castrados. Segundo a equipe de Bem Estar Animal, dos 1138 animais castrados, 65% são fêmeas e 35% machos, entre cães e gatos.
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista organizou, além desse, mais dois mutirões de castração (outubro/21 e fevereiro/2022) chegando a marca de 1.138 castrações em apenas 9 meses. “Encerramos esse ciclo de uma maneira extremamente positiva. Em breve, teremos um novo processo de inscrição para que outros animais sejam beneficiados. Nossa intenção é manter o mutirão, um serviço totalmente gratuito para a população e faz parte do programa de governo do Prefeito Dr Luiz”, afirma o Secretário de Meio Ambiente Neive Noguero.
VEJA TAMBÉM
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA: VEJA AS DICAS DA DONA RÊ
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES