O NOVO ENEM

o novo enem

Contrariando algumas expectativas o Enem 2021, transcorreu dentro das previsões otimistas e esperamos que suas próximas etapas, até a divulgação dos resultados, transcorram da mesma forma, uma vez que este exame se transformou na esperança de acesso ao ensino superior para um considerável número de jovens. Para os próximos anos temos a perspectivas de mudanças no exame para atender as exigências do novo ensino médio, especialmente em relação aos chamados itinerários formativos. Seria o novo Enem.

Neste cenário algumas nuvens carregadas se podem observar no horizonte da avaliação educacional, na qual o Enem é só um dos muitos instrumentos de que se utiliza a educação brasileira para aferir e diagnosticar onde estamos e prospectar para onde teremos que ir diante das velozes mudanças que o mundo globalizado e cada vez mais tecnológico aponta.

Não se trata de uma decisão simples e fácil, embora absolutamente inevitável, pois especialistas tem indicado que os bancos de questões, de onde são extraídos os itens que comporão as provas, estão se esgotando e que a confecção de novos itens demorará tempo considerável, contrariando o senso comum e os desavisados que acham que a montagem destas provas é uma tarefa corriqueira e facilmente exeqüível no curto prazo.

Para exemplificar me lembro de um período nebuloso na aviação brasileira no qual, há pouco mais de uma década, controladores de voo, que são os responsáveis pelas operações seguras e efetivas de pousos e decolagens nos aeroportos, se rebelaram com as condições de trabalho e diminuíram o ritmo causando transtornos e prejuízos incalculáveis para passageiros e companhias aéreas. Naquele tempo um iluminado sugeriu a substituição dos descontentes como solução e muitos acharam uma ótima ideia até que alguém, com conhecimento de causa, perguntou se o autor da proposta sabia quanto tempo demorava para formar novos controladores de voo.

OUTROS ARTIGOS DO PROFESSOR FERNANDO LEME DO PRADO

A CRISE DO INEP

DESAFIOS DOCENTES

PALESTRAS E SEMINÁRIOS

Não se formam controladores nem se reconstroem bancos de questões de uma hora para outra. Dos procedimentos para a escolha dos elaboradores à proposição das questões, o gerenciamento e a distribuição, a composição e a calibragem, apenas para elencar algumas das etapas necessárias, serão muitos meses, se quisermos preservar a equidade e confiabilidade da prova, elementos indispensáveis para que instituições de ensino superior continuem a utilizá-lo nos seus processos vestibulares.

Ainda não temos sequer vivência mínima com os caminhos que serão determinados, ou não, pelos tais itinerários para iniciar a elaboração de questões sobre ele, quanto mais para mudar o Exame Nacional do Ensino Médio e sua condição de mecanismo de acesso à universidade, ainda que para edições futuras. Precisamos de serenidade e paciência. Melhorar nossas capacidades de observação e escuta. Depois disso, talvez, pensar em mudanças e ter um novo Enem.

FERNANDO LEME DO PRADO

É educador

VEJA TAMBÉM

METODOLOGIA: EX-ALUNO ELOGIA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI