Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos(CPTEC/INPE), a onda de calor começará neste sábado(11), em Jundiaí. A temperatura terá máximas entre 31º a 36º a partir de amanhã até o próximo(18). A sensação térmica poderá chegar aos 40º. Nos dias 19 e 20, a máxima cairá para 25º, voltando a subir para 33º no dia 21. Nos dias 19, 20 e 22 há previsão de 90% de chuva(veja quadro abaixo).
A indicação da Defesa Civil do Estado é para que os exercícios ao ar livre nos períodos mais quentes dos dias sejam evitados durante a onda de calor. “A partir das 12h, quando a temperatura aumenta e a umidade relativa do ar diminui, as pessoas devem evitar praticar atividades físicas. Manter-se hidratado, bebendo bastante água, é fundamental. Outra medida para evitar problemas, tanto de saúde, quanto ao meio ambiente, é não atear fogo em vegetação”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.
Outro ponto de atenção alertado pelo coordenador, é para os riscos oferecidos por lagoas, lagos ou riachos. “Já tivemos casos, nos últimos meses, de afogamentos em lagoas. Esses ambientes, além de proibidos para o uso, são desconhecidos e podem conter arames farpados, madeiras entre outras condições que podem causar ferimentos graves”, reforça.
As pessoas mais susceptíveis a problemas pelas altas temperaturas são os idosos e as crianças. Ambos devem se manter protegidos do sol e hidratados. “Os extremos da vida recebem os impactos das altas temperaturas mais intensamente. As crianças e os idosos têm pele mais delicada e o organismo mais sensível, por isso, atenção à hidratação e à alimentação e uso de roupas leves”, comenta a médica de Saúde da Família e gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins.
Dicas
- Usar roupas leves e de algodão;
- Evitar banhos quentes;
- Evitar prática de atividades ao ar livre nos horários de pico de calor (entre 12h e 16h);
- Evitar consumo excessivo de álcool;
- Proteja-se ao se expor aos raios solares com chapéus, viseiras, óculos de sol e roupas de proteção UV e filtros solares de alto espectro de proteção (FPS maior que 30);
- Se hidratar com água, sucos e o consumo de frutas – que também são ricas em água -, assim como uma alimentação mais leve com verduras e legumes.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES