Jundiaí conquistou o terceiro lugar no Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com o trabalho “O Sucesso da transdisciplinaridade e na redução da fila de espera para especialidades”, desenvolvido pela equipe da Clínica da Família Hortolândia. A entrega da premiação está marcada para o próximo dia 17.
O anúncio foi feito durante a celebração da premiação da 19ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, promovida pelo CONASEMS. Ao todo, 361 experiências foram apresentadas e avaliadas, sendo 68 trabalhos premiados — 42 do Estado de São Paulo.
“A Mostra Brasil é um dos maiores eventos de troca de experiências e ampliação de conhecimentos sobre saúde pública. Ter um trabalho premiado e ainda ser uma das três experiências exitosas escolhidas pela OPAS é muito gratificante e mostra que a saúde pública em Jundiaí está no caminho certo, a partir de investimentos desde 2017, de uma equipe comprometida e de iniciativas que garantem atendimento resolutivo e humanizado perto da casa das pessoas”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
A Clínica da Família Hortolândia equalizou a fila de espera por atendimento na especialidade ortopedia, a partir de trabalho focado no acolhimento dos usuários e na oferta de atividades por equipe multiprofissional para reabilitação e promoção da saúde dos pacientes, como os grupos de ginástica terapêutica multifuncional e de caminhada monitorada.
“É um trabalho que reflete o cuidado centrado no paciente, garantindo todos os princípios do SUS: universalidade, sendo o cuidado para todos; integralidade, o usuário é tratado não só com medicamentos, mas por equipe multiprofissional; e equidade. Além disso, o cuidado é em parceria com o paciente, o que auxilia na obtenção de resultados positivos e em menor período”, ressalta o gerente da Clínica da Família, Leonard Sardinha Cabral, que implementou a iniciativa com a médica generalista Tatiane de Luca Barbosa, responsável por apresentar a ação na Mostra Brasil.
Mais prêmios além da OPAS – Não é a primeira vez que o Município tem experiências exitosas reconhecidas. Por três anos consecutivos (2021–2023), Jundiaí recebeu o Prêmio David Capistrano do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSENS/SP). A cidade também recebeu os prêmios Inova Cidade pelo Instituto Smart City Business América, com a Clínica da Família (2019), a Teleinterconsulta (2022) e o Programa Alertas da Primeira Infância (2023).
Em 2019, o Conselho Federal de Medicina (CFM) analisou mais de 5,5 mil municípios brasileiros, e apontou que Jundiaí foi a cidade com mais de 300 mil habitantes com maior investimento per capita em Saúde. Em 2023, o Município também conquistou certificação pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, concedida pelo Ministério da Saúde.
“A saúde tem desafios diários, mas a gestão sempre teve a área como prioridade, o que possibilitou a discussão das necessidades da população e a implementação de boas práticas, que compartilhamos com o País para chegar para todos”, comemora o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES