Para muitos adolescentes, a escolha da carreira é um momento de muitas dúvidas e inseguranças. A orientação vocacional pode ser um importante espaço de compreensão de si mesmo e das diferentes carreiras, para que o jovem possa construir seu projeto profissional de modo engajado, levando em consideração seus desejos, interesses e aptidões. A orientação vocacional é o caminho mais curto para se realizar profissionalmente.
Atualmente cerca de 70% dos alunos que estão cursando universidades públicas e federais estão insatisfeitos com suas escolhas e infelizes com as perspectivas do futuro, gerando até mesmo muitos problemas psicossomáticos.
Sendo coordenadora de Centro de Carreiras a queixa que mais recebo dos alunos é exatamente a insatisfação com suas escolhas, expectativas dos pais, medo do futuro, culpa e frustração.
LEIA OUTROS ARTIGOS DE DANIELA MENICALLI:
DEPRESSÃO: ADULTOS, ADOLESCENTES E CRIANÇAS PODEM TER SINTOMAS
QUAIS AS CAUSAS DA ANSIEDADE E DO PÂNICO? COMO SUPERÁ-LAS?
SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ SOFRENDO DE SÍNDROME DE BURNOUT?
COMO ME COMPORTAR EM UMA ENTREVISTA DE TRABALHO
SAIBA COMO ELABORAR UM BOM CURRÍCULO
A ANOREXIA E A BULIMIA NERVOSA, PROBLEMAS DA NOSSA SOCIEDADE
Todo ser humano é movido por uma imagem de futuro que constrói para si, por isso, a escolha da profissão é um momento da vida mais importante e impactante para o jovem. Aquele momento que ele vai definir seu estilo de vida, seus interesses, valores para seu futuro. E com tão pouca idade…
É sabido também que muitas pessoas estão insatisfeitas com suas atividades profissionais, fruto de escolhas (ou não escolhas) equivocadas no passado. E acabam sendo profissionais insatisfeitos e totalmente infelizes.
LEIA TAMBÉM:
SAIBA COMO ELABORAR UM BOM CURRÍCULO
A ANOREXIA E A BULIMIA NERVOSA, PROBLEMAS DA NOSSA SOCIEDADE
SINTOMAS E SINAIS DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
SAIBA O QUE É MUTISMO SELETIVO
CRIANÇAS AGITADAS E CRIANÇAS COM TDHA
Analisando esta realidade, a orientação Vocacional e Profissional é um importante trabalho preventivo, de promoção da saúde mental e qualidade de vida das pessoas, que a maioria não sabe que existe este tipo de trabalho. Pois quando são motivadas e felizes, o trabalho não será um peso, mas uma possibilidade de desenvolver seus potenciais e talentos.
O que se faz é identificar esses potenciais, talentos e competências, mostrando caminhos e possibilidades para ajudar as pessoas a fazer a melhor escolha. Refletindo e conhecendo carreiras que se encaixam com seu perfil, se conhecendo e fazendo este paralelo entre aquilo que se é, como pessoa, e aquilo que se pode oferecer como profissional. (foto acima: www.psicologiasdobrasil.com.br).
DANIELA MENICALLI
Psicóloga clínica, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, com formação há 18 anos. Atualmente responsável pelo Instituto Daniela Menicalli de Psicologia e professora coordenadora na Faculdade Fia – USP.