Jundiaí aplicou 2.586 doses da vacina contra a Paralisia Infantil, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite(paralisia infantil), no dia 27 do mês passado. A cobertura alcança apenas 12,57% do público-alvo. A mobilização tem como meta vacinar 95% das 20.575 crianças menores de cinco anos. Na cidade, as doses estão disponíveis durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação. Em Campo Limpo(foto), a campanha acabará nesta sexta-feira(14),
“Tivemos uma importante adesão no sábado, no dia D, com a aplicação de 764 doses. Mas a cobertura segue baixa, sendo necessária a ampliação para evitarmos a volta dessa doença que pode comprometer o desenvolvimento de uma vida. É fundamental que os pais e/ou responsáveis levem as crianças de 1 a 4 anos para receber a dose adicional da Pólio Oral, ou seja, da gotinha. A ação também é voltada para a atualização das carteiras da população menor de cinco anos, que deve estar com o esquema completo, que são três doses da vacina inativada da poliomielite”, ressalta a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Vivian Cesar Beteli.
A Poliomielite, também chamada de Pólio, é uma doença grave que acomete os membros inferiores, paralisando-os de forma assimétrica e irreversível. O último caso registrado no Brasil foi em 1989. Em 1994, o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Em 2023, devido à queda sucessiva na cobertura vacinal a partir de 2015, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus.
Além da carteirinha de vacinação, é necessário apresentar o CPF da criança para o registro da dose no sistema do Ministério da Saúde. Confira o endereço dos serviços de saúde.
Campo Limpo – A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite em Campo Limpo Paulista termina nesta sexta-feira(14). As vacinas estão disponíveis para aplicação em todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) do município, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h.
Na hora da imunização, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, a certidão de nascimento da criança, além do RG e CPF do responsável. Crianças menores de um ano devem atualizar suas cadernetas de vacinação, e crianças que tenham entre um e quatro anos, 11 meses e 29 dias devem tomar a dose do imunizante.
No último sábado(8) aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) o Dia D nacional de vacinação contra paralisia infantil. A ação teve como objetivo vacinar 95% do público-alvo. Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 400 crianças foram imunizadas naquele dia.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES