Sandra, que morou no Medeiros, fala do natal na pequena WYHL

WYHL

A gestora administrativa e financeira Sandra Velozo Ernst, jundiaiense que morou no Medeiros e jardim Carolina, passará o Natal na Alemanha. No ano passado, nesta época, voltou ao Brasil para ficar com a mãe. Este ano ficará com a família do marido, Pascal, com quem vive numa cidadezinha chamada Wyhl, situada a 10 minutos de um parque temático que foi considerado o melhor do mundo em 2016. Sandra conta como é o Natal neste vilarejo:

Como é passar esta época do ano tão longe, num lugar tão diferente?

Aqui na Alemanha são realizadas várias celebrações antes do Natal. Começa no dia 6 de dezembro, quando comemoração São Nicolau(ao lado), que é o nosso Papai Noel. As famílias se reúnem para trocar pequenos presentes, como chocolates, nozes e frutas, tudo colocado em sapatos, na entrada das casas. Depois vem os Adventos, celebrados nos domingos do mês e que simbolizam a chegada do menino Jesus.

E a decoração?

Aqui tem muita luz e árvores naturais. Onde eu moro é considerado um vilarejo. Na rotatória de entrada, porém, sempre colocam um enorme cedro(ao lado) com lâmpadas. Minha cidade fica perto de um parque temático maravilhoso(abaixo). As casas são decoradas por dentro e por fora. Têm muitos anjos, estrelas e guirlandas.

A troca de presentes é igual a que fazemos?

Não. É diferente. Aqui não tem amigo secreto, por exemplo. O Natal é passado em família. Eles colocam os presentes embaixo da árvore com o nome de quem vai ganhá-lo.

E como é a festa em si?

Os alemães começa a comemorar na noite do dia 24. Daí, dias 25 e 26 são feriados. Eles não costumam fazer as comidas que os brasileiros estão acostumados. Comem mais salada de batata e carne de porco. Bebem muita champanha, vinho e cerveja. As casas também estão bem decoradas. Eles são muito criativos. Utilizam até trocos de árvores(abaixo)

 

Muita saudade da família no Brasil?

No ano passado eu passei com a minha mãe. Ela já tem idade e não pode fazer viagens muito longas. Este ano ficarei na Alemanha. É claro que em datas assim a gente lembra da família. Na hora da distribuição dos presentes, então, é difícil não ter minha mãe por perto. Mas fui muito bem aceita pela minha família alemã…

VEJA TAMBÉM

NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, NA RUA DO RETIRO, INGLÊS PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 4 ANOS. E BRINCANDO!!! 

INFECÇÃO URINÁRIA: GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD ENSINA COMO EVITAR. VEJA VÍDEO 

CONFIRA AS DICAS DE FÉRIAS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA 

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI