Se você já recebeu um e-mail ou mensagem fraudulenta se passando por alguma entidade você faz parte de milhões de pessoas que já sofreram tentativa de phishing.

O termo phishing, em inglês fishing (pescaria) remete à uma tentativa de fraude pela internet que utiliza “iscas”, ou seja, gatilhos para atrair a atenção e efetuar a tentativa de roubo de informação do usuário como: documentos, senhas, cartões, dados pessoais ou até enviar solicitações de pagamentos e movimentações financeiras através da apresentação de falsas cobranças.

Na maioria das vezes estes e-mails fraudulentos são de hackers tentando se passar por bancos, operadoras de telefonia, entidades judiciais, lojas e governo.

O que o fraudador geralmente faz é disparar a mesma mensagem para uma lista de e-mails e levar em conta que por tentativa e erro provavelmente uma porcentagem dos destinatários tem alguma relação com a determinada entidade pela qual ele está tentando se passar. Estas fraudes também podem ser baseadas em informações provenientes de grandes vazamentos de dados cadastrais na internet.

Estes e-mails muitas vezes vem com o logo, assinatura, identidade visual e informações similares ou até idênticas às da entidade original. E é impossível impedir que esquemas fraudulentos cheguem até você, mas alguns cuidados podem te livrar de “morder a isca” e ser “fisgado”:

  • Observe atentamente na mensagem erros ortográficos, links, remetentes e sites suspeitos sem relação com a entidade original. Anexos duvidosos, pedidos de downloads e instalação de programas também são sinais;
  • Desconfie de solicitações de envio de fotos de documentos ou confirmação do número dos mesmos e de cartões, além de solicitações de senhas, tokens e PINs;
  • Convocações judiciais ou solicitações de recadastramento não são feitas por e-mail, nem por redes sociais;
  • Desconfie de promoções surreais;
  • Use antivírus para avaliar softwares, links e e-mails;
  • Na dúvida, efetue contato com a entidade original e questione a legitimidade.

Se você estiver inseguro de ter caído em um destes golpes, é recomendável verificar seu computador ou celular com um antivírus. Além de efetuar alteração de senhas e solicitar o bloqueio de cartões.

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Se tiver certeza de que uma mensagem é phishing, você pode marcá-la como spam, isso impedirá que volte a aparecer uma nova tentativa deste mesmo remetente e ela poderá ser barrada automaticamente nos servidores de e-mail baseado no número de denúncias de usuários.

A única arma é a prevenção, assim certamente diminuiremos as chances de sermos “fisgados”.(Foto: www.fastweb.it)

RENAN CAZZOLATTO

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, especialista em Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Serviços de TI. Atua em soluções de tecnologia e governança para o setor público e leciona em cursos de nível técnico.

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