Jundiaí ganhará mais duas rotas turísticas e um Distrito Turístico que já tem até nome: ‘Piccola Italia’ ou, em português, ‘Pequena Itália’. A Prefeitura não divulga em quais bairros as rotas serão instaladas. Os gestores estão trabalhando com o fator surpresa. “No Caxambu já temos a Rota da Uva (ilustração abaixo). Não divulgaremos as novas rotas, que se somarão às outras quatro já existentes, pois faremos um evento de lançamento”, explicou Marcela Moro, diretora do Departamento de Fomento ao Turismo. As novas rotas, a manutenção das outras e a criação da Piccola Italia só serão possíveis porque no dia 31 de maio último, Jundiaí passou a ser considerada como cidade de Interesse Turístico e receberá R$ 550 mil por ano do Governo do Estado.

PICCOLA ITALIA

O Distrito Turístico ‘Piccola Italia’, ou ‘Pequena Itália’, já foi apresentado ao cônsul geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, no dia 9 deste mês. A proposta é contemplar os bairros do Caxambu, Jundiaí-Mirim, Roseira, Toca, Colônia, Nova Odessa e vizinhança. O perfil da região oferece hoje 35 atrativos turísticos. “Este projeto tem o foco no desenvolvimento tendo como eixos alavancadores o turismo, a preservação ambiental e e a produção rural. A proposta está sendo desenvolvida por várias equipes. A ideia é incentivar o crescimento do turismo como alternativa de geração de renda”, disse Marcela. Ela não deu nenhuma pista sobre quais bairros receberão as novas rotas e quais serão as temáticas delas. Sabe-se apenas que elas serão lançadas no segundo semestre deste ano.

A Prefeitura quer unir o útil ao agradável. Como aquela região de Jundiaí concentra um grande número de famílias de descendentes de italianos, “entendemos que empresas daquela país poderão apoiar o projeto”, explicou a diretora. Quanto ao Clube Caxambu, que está abandonado, ela afirmou que a sede poderá ser integrada ao projeto a médio prazo. “São necessários investimentos para a desapropriação”, disse. E, como a atual administração vem repetindo desde o dia 1º de janeiro, não há dinheiro em caixa. Muito menos para uma desapropriação deste porte. Outras informações sobre as rotas turísticas no www.rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br

Amanhã, os números do turismo de Jundiaí.


VEJA TAMBÉM:

JUNDIAÍ GANHA EMPRESA DE ALTA PERFORMANCE EM MARKETING DIGITAL

NO BNI FÊNIX, AULA PARA ENFRENTAR A CRISE, SE RELACIONAR E LUCRAR

COM LADRÕES DE VEÍCULOS AGINDO, O JEITO É CONTRATAR UM SEGURO