A pizza não é originária da Itália. Muito embora tenham sido os ‘patrícios’ que a popularizaram pelo mundo. No Brasil, o Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho por causa de um concurso ocorrido em 1985. Assista ao vídeo com a professora Quézea Mastelaro:

QUÉZEA MASTELARO

Doutora e mestre em Língua Italiana pela faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP). É Bacharel em Direito e desenvolve pesquisas na área do ensino da língua italiana com foco no italiano jurídico. Residiu na Itália por dois anos e fez muitos cursos de aperfeiçoamento do idioma e de didática. Possui certificação CELI (Certificato di conoscenza della lingua italiana) pela Università per Stranieri di Perugia, e frequentou cursos na Scuola Dante Alighieri di Camerino (Italia). Ensina o italiano desde 1996.  Se quiser falar com a professora Quézea: Italia Nostra(@nostrait) – quezea@gmail.com – Whatsapp: (11) 9 9657-6401. Foto: Isamara Amâncio/Youtube)

MAIS DETALHES SOBRE A PIZZA

Alguns historiadores dizem que a pizza não teve a sua origem exatamente na Itália, mas chegou em solo italiano por meio dos fenícios e foi amplamente difundida em meados do século XIX quando foi acrescentado o tomate na sua preparação.

O primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles, a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita. Ele fez uma pizza imitando as cores da bandeira italiana (para o branco ele utilizou a muçarela, para o verde o manjericão e para o vermelho utilizou o tomate). A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

A primeira pizza em terras brasileiras foi trazida pelos imigrantes italianos, no século XIX e São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a receber as redondas pelas mãos do pizzaiolo Carmino Corvino, que, em 1910, quando veio morar no Brasil, e abriu a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano conhecido como Brás.

O dia da pizza na Itália é comemorado em 17 de janeiro. Essa data foi instituída também como dia internacional da pizza. A arte italiana de fazer pizza, entrou para a lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco em 2017.

Mas, no Brasil o Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída, em 1985, pelo então secretário de turismo em São Paulo, Caio Luís de Carvalho.

Naquela ocasião foi feito um concurso estadual em São Paulo para eleger as 10 melhores receitas de pizza muçarela e margherita. O evento fez tanto sucesso que o secretário decidiu escolher a data do encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

No Brasil, existem diferentes tipos de pizza, com sabores variados, porém, os italianos dizem que a verdadeira pizza deve ser preparada em forno a lenha, com a massa fina e as bordas altas, como em Nápoles.

Aqui em Jundiaí temos várias pizzarias que preparam essa iguaria seguindo esses padrões. Fiquem atentos porque muitas pizzarias fazem promoções no dia 10 de julho e vocês não vão perder, né? Buon appetito a tutti!!

Fontes: infoescola.com, gqitalia.it, ilmessaggero.it, calendarr.com, g1.globo.com

VEJA TAMBÉM

O VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD: SE VOCÊ ESTIVER COM UMA DST, NÃO TENHA VERGONHA DE PROCURAR UM MÉDICO

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

NA FISK DA RUA DO RETIRO TEM CURSO DE LOGÍSTICA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI