PM E GM fazem ações contra o tráfico em Várzea e Campo Limpo

PM e GM

Ação contra o tráfico – feita pela PM e GM – na região de Jundiaí retirou das ruas grandes quantidade de entorpecentes em Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. Foram duas ações distintas, realizadas por policiais militares do 49º Batalhão e Guardas Municipais. Em uma delas, um homem foi preso em flagrante.

Em Várzea, um homem não identificado, pilotando uma motocicleta Honda CG 150, conseguiu fugir após jogar uma mochila cheia drogas na rua. Ele levantou suspeita de uma equipe da GM da Ronda Escolar, que resolveu abordá-lo e encontrou os narcóticos assim que percebeu que não conseguiria alcançá-lo.

Ao todo, a mochila tinha em seu interior 300 tubetes de cocaína, 330 porções de maconha e 212 pedras de crack. As substâncias já estavam separadas, prontas para a comercialização.

Segundo a GM, o criminoso usava uma blusa vermelha e jogou a mochila no chão ao fazer uma curva. Ele fugiu em direção à Vila Popular, por onde conseguiu escapar sem ser identificado.

Outra ação – Já em Campo Limpo, um homem foi preso em flagrante por tráfico ao fugir para uma residência na rua Laurindo da Silva Pinto, no bairro São José, onde escondia diversos tubetes de cocaína.

Segundo a PM, as drogas estavam dentro de um saco e foram encontradas junto com quase R$ 1 mil em dinheiro supostamente obtidos com a comercialização de narcóticos.

O morador tem 32 anos e foi levado à delegacia local para ser autuado. Ele não teve fiança arbitrada e pode pegar agora uma pena de até 15 anos de reclusão, além do pagamento de multa ao Estado.

Números – Entre janeiro e fevereiro deste ano, 19 ocorrências de tráfico de drogas foram registradas pela polícia de Várzea Paulista. Os números são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e revelam que outros 90 casos foram anotados durante todo o ano passado no município.

Já em Campo Limpo, nos dois primeiros meses deste ano, as ocorrências de tráfico chegaram a oito, com 51 em todo o ano de 2018. A SSP é responsável pelas estatísticas criminais de todo o Estado e publica seus números geralmente no dia 25 de cada mês.

Polícia Rodoviária participa da Science Days Jundiaí

A edição de 2019 da Science Days Jundiaí, maior feira de ciência do Brasil, contou com uma participação especial de policiais rodoviários da Região, que explicaram a crianças e adolescentes o funcionamento de produtos perigosos.

Uma apresentação sobre o etilômetro (bafômetro) também foi feita e contou com a participação de dois alunos de cada sala, que realizaram testes semelhantes aos que são feitos com motoristas suspeitos de embriaguez ao volante, explicou a Polícia Militar.

A Science Days Jundiaí ocorre no Parque da Uva, na avenida Jundiaí, entre os dias 3 e 4 deste mês. É realizada pela Nasa, a famosa agência espacial norte-americana, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí.

Durante o evento, 115 experimentos de escolas são feitos por 27 expositores, além de oficinas de games, robótica, biotecnologia, mídias digitais, inteligência artificial e realidade virtual e aumentada.

Câmara de Jarinu: PMs que salvaram 28 passageiros são homenageados

A Câmara Municipal de Jarinu homenageou dois policiais militares do 49º Batalhão, com sede em Jundiaí, por uma ação que resgatou 28 passageiros, incluindo crianças, de um ônibus ilhado devido a uma forte chuva que caiu no município no dia 3 de janeiro deste ano.

Na ocasião, o utilitário não teve forças para vencer as águas, e seus passageiros entraram em desespero com a inundação do veículo. Em razão da tempestade, que derrubou árvores e destelhou casas, bombeiros tiveram de atender outras ocorrências e não conseguiram chegar a tempo, o que fez com que os dois policiais militares resolvessem retirar todos do ônibus por conta própria.
De acordo com a PM, os soldados Cleon e Arilando usaram a princípio um caminhão, mas também não conseguiram se aproximar, já que as águas formavam uma espécie de correnteza. Decidiram, então, usar uma corda amarrada no utilitário e no ônibus e, assim, com água até a cintura, deram início ao resgate dos passageiros.
Todos os 28 passageiros foram retirados sem ferimentos e levados até um local seguro para aguardar a chegada de outro utilitário da empresa que continuaria a viagem. Os policiais também não se feriram.
Bravura – A reportagem conseguiu contato com o policial Cleon, que deu detalhes do ocorrido. “Na hora, não pensamos em esperar uma equipe do bombeiro, pois sabíamos que eles estavam empenhados no atendimento a outras ocorrências”, disse.
“Aquela noite foi uma noite atípica. Fortes chuvas, raios, quedas de árvores em muitos lugares, alagamentos em toda região. Tínhamos que tomar uma providência para retirada daquelas pessoas do interior do ônibus. Não dava pra contar com a sorte. Tínhamos de agir”, continuou.
“Foi então que usei uma corda de 30 metros de extensão que carrego na mochila. Me senti útil na vida das pessoas. E sei que essa é a missão de um policial: ser útil na vida do cidadão”, finalizou o soldado. (Textos: Geraldo Dias Netto)