Muitos não dão valor a um ‘bom dia’. Quase sempre, esse cumprimento vem acompanhado de um sorriso. Mas é uma pena que esse procedimento não seja uma regra de convivência mútua na sociedade. É uma pena que as pessoas não percebam os poderes da empatia e da boa educação. Desde muito pequena meus pais me ensinaram a cumprimentar as pessoas. Então, sempre que entro em um ônibus, que passo pela catraca que dá acesso ao prédio onde trabalho, que vou a uma lanchonete, minha chegada é acompanhada de um cumprimento. E não para por aí… Ao término do atendimento, ou ao descer do coletivo, a saída também é acompanhada de um agradecimento.
As tais regrinhas básicas da educação causam empatia, e isso é fato. Quem não gosta de receber um cumprimento? O pior é que tem gente que não valoriza isso! Ou não cumprimenta, ou é cumprimentado e não responde. Alguns até fazem de conta que não viram ou que ‘não é com ele’. Se gentileza gera gentileza, a recusa de um cumprimento pode causar frustração, mas não se deve deixar os bons modos por conta de quem não sabe o quanto isso é bom.
Um cumprimento pode mudar o humor de uma pessoa, principalmente num dia difícil. Isso porque o cumprimento, se acompanhado de um sorriso, pode proporcionar uma rápida mudança emocional. E se cumprimentar é muito bom, receber um cumprimento é melhor ainda!
MAIS ARTIGOS DE VALÉRIA NANI
AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO. ESTAMOS VENCENDO OS TABUS?
OS BONS E IMPORTANTES EXEMPLOS QUE PASSAM POR NOSSAS VIDAS
ENCHENTES, LIXO NAS RUAS E FALTA DE EDUCAÇÃO
TEMPOS DE INTOLERÂNCIA, PERPLEXIDADE, VIOLÊNCIA E REFLEXÃO
CRIMINALIDADE EM QUEDA. JUNDIAÍ AGRADECE
UMA DOR SEM FIM. UMA AVALANCHE CHAMADA BRUMADINHO
Quem recebe um cumprimento, um simples aceno com a cabeça ou um sorriso ao cruzar com outra pessoa sente uma sensação imensurável de bem-estar. O cumprimentar não significa se aproximar ou abrir espaço para a intervenção de um mero conhecido ou até mesmo de um desconhecido. O cumprimentar é uma questão de estabelecer um laço de gentileza, de educação. De mostrar que você pode fazer a diferença para uma pessoa em um dia em que ela realmente está precisando de um sorriso, de um olá, de um reconhecimento ou apenas que alguém perceba que ela está ali, que ela existe.
Ao chegar no local de trabalho, o cumprimento se faz fundamental para dar início a uma jornada mais leve e alegre. Mostra que você chegou e que está desejando que seus colegas tenham de fato um bom dia, uma boa tarde… E por aí vai! Experimente fazer isso por uma semana. Você não sentirá somente a mudança nas pessoas, mas, em você mesmo. Se você nunca teve uma experiência dessas, deveria experimentar. Mas diga ‘bom dia’ com o desejo de que ele seja de fato muito bom para quem o recebe. E, assim, o seu dia também será transformado, pode acreditar!(Foto: www.wefashiontrends.com)
VALÉRIA NANI
É jornalista pós-graduada pela PUC-Campinas e trabalha como assessora de imprensa
VEJA VÍDEOS
LASER É USADO NA ESTÉTICA DAS ÁREAS ÍNTIMAS, DIZ GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD
HEPATITE A: PREVINA-SE NA TRIVACIN PREMIUM
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES