O prefeito de Várzea Paulista Rodolfo Braga espera se reunir, nesta tarde(1º), com o presidente Jair Bolsonaro. Segundo nota divulgada, ele já pediu ajuda aos governos estadual e federal depois dos temporais dos últimos dias. Além de Bolsonaro, Braga conversará com os ministros da Infraestrutura, Cidadania, Desenvolvimento Regional e ministro-chefe da Secretaria Geral. Braga busca recursos para a reconstrução da cidade.

O encontro acontecerá em Francisco Morato e contará com a presença de todos os prefeitos das cidades que sofreram perdas humanas, materiais e ambientais com as últimas chuvas. As unidades gestoras de Infraestrutura e Obras fizeram um levantamento de todas as obras e ações que a cidade precisa e o prefeito apresentará aos ministros.

Segundo o site do executivo varzino, a cidade recebeu 273mm de chuvas em apenas 72 horas, sendo 195mm entre os dias 29 e 30. Foi a maior média histórica já registrada na cidade. Em decorrência disso aconteceram oito pontos de alagamento, 15 pontos de deslizamento de terras, sendo que em alguns deles, houve invasão à residências. Dez famílias tiveram que deixar suas casas, sendo em sua maioria e, infelizmente, cinco vítimas fatais também.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia, vem alertando que haverá ainda mais chuva nos próximos dias.  A previsão é de que a precipitação seja superior a 100 mm por dia na cidade, o que representa um grande risco de alagamentos e deslizamentos de encostas.

Jundiaí – A Defesa Civil local interditou 25 casas no final da tarde desta segunda-feira(31). As famílias que deixaram as residências serão acompanhadas pelo poder público e poderão receber, por meio da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), auxílio-aluguel no valor de R$ 850.

Todas as residências interditadas passaram por perícia técnica da Defesa Civil, que continua em campo fazendo avaliações e atendendo a população. Os bairros atingidos são Jardim São Camilo, Vila Marlene, Jardim Tulipas, Santa Gertrudes, Vila Joana, Balsan, Jardim Roma, Vila Palma, Jardim Sorocabana, Roseira, Jardim Novo Horizonte, entre outros. Desde sexta-feira, o volume de chuva passa de 280 milímetros. No prazo de 24 horas, entre sábado e domingo, o volume teve a maior concentração, um total de 215 milímetros. De acordo com a Defesa Civil, esse foi o maior índice registrado nos últimos 10 anos. A cidade continua em Estado de Atenção.

Campo Limpo – Na tarde de segunda, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista transferiu as famílias  abrigadas por conta das chuvas deste final de semana para a Casa do Senhor, no Parque Internacional. Lá elas ficarão alojadas até que seja feito uma análise da situação das atuais habitações. Apesar dos altos índices pluviométricos, a cidade não teve nenhuma vítima, resultado de um trabalho preventivo dos últimos meses.

A mudança foi solicitada pelo prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Braz para dar conforto aos moradores. Ele também esteve conversando com a comunidade e garantiu que o objetivo da administração municipal é buscar uma solução definitiva para o problema.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Vera de Lourdes Gonçalves diz que ao todo, mais de 100 casas foram vistoriadas e tiveram a orientação de desocupação por parte da Defesa Civil. Foram para o abrigo municipal as famílias que não tinham como se alojar em casas de parentes ou amigos.

A Defesa Civil lembra que ainda 27 famílias se recusam a deixar os imóveis nas áreas de risco. A Defesa Civil criou um canal só para atender às situações de emergência. O telefone é 11 4038 1377 e funciona das 8h às 18h. Depois disso, a população pode entrar em contato direto pelo 11 9 7549 8743 – que também funciona como WhatsApp.

O Fundo Social de Solidariedade de Campo Limpo Paulista está auxiliando as famílias abrigadas. Os interessados em fazer doações de alimentos, roupas, cobertores, produtos de higiene e afins podem ser entregues no Ginásio do Nenezão, das 8h às 16h (local da Vacinação), para triagem.

Itupeva – A Prefeitura de Itupeva iniciou, nesta segunda-feira (31), a limpeza e higienização de ruas e equipamentos públicos afetados pelas enchentes, em decorrência das chuvas que atingiram a cidade. Além disso, a força-tarefa das secretarias e dos servidores municipais está intensificada, auxiliando a população.

O prefeito Marcão Marchi, ao lado do vice-prefeito e secretário de Governo, Turismo e Desenvolvimento, Alexandre Mustafa, acompanhou o andamento desses serviços pela cidade. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Jair Gomes, a higienização das ruas afetadas pelas enchentes foi iniciada na manhã de segunda(31). “Para este serviço contamos com apoio da Sabesp e caminhão-pipa da Defesa Civil de Cabreúva. Estamos interditando algumas ruas por este motivo. Nossas equipes estão pelas ruas da cidade para realizar essa higienização”, confirmou.

Na Vila São João, por exemplo, a rua Felício Falco – local onde estão instalados os seguintes equipamentos públicos: escola, creche, UBS e complexo esportivo – chegou a ser interditada para a limpeza. “O caminhão da Sabesp, transportando cloro também esteve no local para realizar a desinfecção”, detalhou.

Nos próximos dias, os serviços de limpeza e desinfecção pelas ruas da cidade terão continuidade, atendendo todos os bairros que foram afetados pelas enchentes.

Até o momento foram acolhidas no Ginásio de Esportes Dorival Raymundo, sete famílias, sendo direcionadas para um hotel da cidade. Desta quantia, três famílias residem no Jardim Samambaia e quatro no bairro Monte Serrat. Juntas, totalizam 20 pessoas que passaram por triagem de saúde e assistência social, além de receberam refeições, vestimentas e kit de higiene.

VEJA TAMBÉM

CAMPO LIMPO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI