PRÊMIOS para ‘Espero Tua (re)volta’ no Festival de Berlim

PRÊMIOS

O documentário ‘Espero Tua (re)Volta’, que trata do movimento estudantil em São Paulo entre 2014 e 2017, ganhou dois prêmios no Festival de Cinema de Berlim: Amnesty-Filmpreis, para a diretora Elisa Capai e o  Friedensfilmpreis (Prêmio da Paz), ambos no valor de 5 mil Euros.

Em 93, o longa, apresentado na seção Generation 14plus, retratou a resistência de alunos das escolas públicas paulistas ao saberem que os estabelecimentos de ensino seriam fechados.

Mostrou ainda o início dos protestos que movimentaram a rotina da capital paulista, iniciados com a luta contra o aumento da tarifa no transporte público em 2014. “O filme traz esperança e inspira as novas gerações a levantar a voz e batalhar pelos seus direitos“ justificou o júri.

Mais um – A coprodução Argentina e Brasil, ‘Breve História do Planeta Verde’, que tem no papel principal uma transsexual, recebeu o prêmio Teddy, que visa destacar os filmes que salientam valores como tolerância, aceitação, solidariedade e igualdade.

O filme ‘Greta’, de Armando Praça, também foi nomeado para o Teddy Award. O único curta brasileiro deste ano, ‘Rise’, coprodução entre Brasil, Estados Unidos e Canadá, de Bárbara Wagner e Benjamim de Burca, recebeu o terceiro principal prêmio para os curtas (atrás do Urso de Ouro e de Prata), o Audi Short Film Award.

O Urso de Ouro de melhor filme foi para o longa francês ‘Synonymes’, de Nadav Lapid. O Urso de Prata ficou com a produção italiana ‘Grace a Dieu’, de François Ozon. O Brasil teve 11 longas e um curta neste 69° Festival de Cinema de Berlim.

O evento, que começou dia sete de fevereiro, termina neste domingo com a exibição dos filmes para o público, Cerca de 400 filmes são exibidos nestes dez dias, vários deles em estreia mundial. (Texto Sandra Mezzalira Gomes, foto acima///Foto principal Adoro Cinema)

VEJA A SÉRIE JUNDIAIENSES PELO MUNDO. É SÓ CLICAR AQUI

NÃO DEIXE DE ACESSAR O FACE DO JA