PROCON resolve 57% das reclamações no primeiro semestre

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O Procon Jundiaí registrou 4.242 reclamações no primeiro semestre deste ano. Destas, 2.432 foram solucionadas. O índice de resolutividade é de 57%. Quantos às empresas mais reclamadas nos primeiros seis meses de 2024, estes dados só serão divulgados no próximo ano. As informações são da Prefeitura. Em 2023, as 10 empresas mais reclamadas no Procon Jundiaí foram: Claro (453 queixas); Telefonica (321); Banco Bradesco (214); Banco BMG (199); Banco Pan (186); Tim S.A. (185); Via Varejo (164); Itaú Unibanco (164); Banco Santander (156); CPFL-Piratininga (128) e Caixa Econômica (127).

As reclamações mais frequente na área de telecomunicação são às cobranças após o cancelamento do serviço, não cumprimento da oferta e má qualidade na prestação de serviços. Já as instituições financeiras são acusadas de cobranças indevidas por serviços ou produtos não contratados, problemas com empréstimos consignados e cartões não solicitados pelo consumidor, além da solicitação de renegociação de dívidas.

Já em relação ao seguimento varejista as reclamações estão relacionadas à dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos, reembolso, produto danificado, dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia, além da oferta não cumprida. A CPFL é alvo de consumidores descontentes com cobranças irregulares ou defeito na medição, além da cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos ou não informados.

Caso a demanda não seja solucionada através do processo administrativo no Procon e os consumidores queiram dar continuidade, são orientados a ingressar judicialmente. Isto pode ser feito através do Juizado Especial Cível sem a presença de advogado (até 20 salários mínimos e causas de menor complexidade) ou através de contratação de advogado particular.

Se o consumidor tiver algum problema de relação de consumo, é recomendável tentar resolvê-lo com a empresa ou com prestador de serviço. Não sendo resolvido, a pessoa deve reunir toda a documentação necessária, como como nota fiscal, recibos, contratos, números de protocolos, e-mails, mensagens trocadas e recorrer ao Procon para formalizar a sua reclamação.

O Procon é um órgão administrativo que têm como objetivo promover ações para educação, proteção e defesa do consumidor. O cidadão pode procurar a unidade Jundiaí quando tiver problema ou dúvidas que envolvam consumo, compra, contrato, pagamento de um bem ou serviço. É recomendável realizar o agendamento prévio clicando aqui. O consumidor também poderá registrar a sua reclamação de maneira on-line, por meio do formulário.

Seja qual for a forma de atendimento escolhida, em caso de abertura de reclamação é necessário documento original de identificação com foto, comprovante ou declaração de residência, documentos relacionados com a sua reclamação (ordem de serviço, nota fiscal, orçamentos, reclamação e resposta da reclamação no consumidor.gov, fotos, mensagens de e-mails trocadas, etc).

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