Nos dois primeiros meses deste ano, o Procon de Jundiaí recebeu 2.041 reclamações e consultas. Foram 1.031 em janeiro e 1.010 no mês passado. No mesmo período do ano passado, o órgão de defesa do consumidor atendeu 2.006 queixas e consultas. O aumento foi de quase 2%. O campeão reclamações em janeiro deste ano foi o Banco BMG com 26 queixas seguido pelo Bradesco(24); Telefônica(23); Claro(22) e Via Varejo(16). No total, os serviços financeiros são os que mais desagradam os clientes. No primeiro mês deste ano foram 382 reclamações. Já em fevereiro, as empresas com mais queixas foram: Claro(29); Banco BMG(28); Telefônica(28); Tim(16) e Bradesco(16). Os serviços financeiros lideraram também o número de queixas no mês passado: 383. No ano passado, o Banco BMG foi a empresa mais reclamada nos dois primeiros meses: 35 em janeiro e 26 em fevereiro. Assim com neste ano, os serviços financeiros também foram os que mais desagradaram os clientes com 474 reclamações em janeiro de 2024 e 347 no mês seguinte. Hoje é celebrado o Dia do Consumidor.
Em janeiro último, o Procon fechou 240 acordos. Outros 319 casos não tiveram solução. No mês passado foram 227 acordo e 234 reclamações não resolvidas. Em 2024, em janeiro, ocorreram 401 acordos e 425 queixas sem final feliz para os consumidores. Em fevereiro ocorreram 167 acordos e 239 casos ficaram sem solução no Procon Jundiaí. No ano passado, o Procon Jundiaí multou 24 vezes. Em relação as multas deste ano, a conclusão do processo administrativo leva 120 dias e é respeito o direito do contraditório e ampla defesa, assim como a possibilidade de recursos.
Quando, onde, como? O consumidor pode procurar o Procon sempre que encontrar dificuldades nas tratativas diretas com os fornecedores e também quando constatar que está ocorrendo alguma anomalia em suas relações de consumo, seja um produto sem preço, seja um produto com prazo de validade vencido, ou qualquer outra situação que ele identifique como desrespeito aos seus direitos. O Procon realiza a orientação e encaminhamentos para a solução alternativa de conflitos de consumo com registro das reclamações.
É necessário comprovar a relação de consumo de um produto ou serviço de modo a identificar o consumidor e o fornecedor. Portanto, além dos documentos pessoais, comprovante de endereço, é necessário trazer recibos, comprovantes de pagamento, orçamento, e ou qualquer documento que comprove a relação comercial, podendo ser até mesmo mensagens trocadas por Whatsapp.
O Procon Jundiaí atende as pessoas residentes no município, independentemente de onde seja o fornecedor. O atendimento é feito mediante agendamento pelo site: procon.jundiai.sp.gov.br a fim de evitar longas filas, pois cada atendimento dura, em média, cerca de uma hora. Ou, se o consumidor preferir pode abrir a reclamação no conforto de sua casa acessando o site consumidor.gov.br ou enviando um e-mail para: proconjundiai@jundiai.sp.gov.br
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES