Muito lazer e cultura foram programados para o divertimento do jundiaiense neste final de semana. O Teatro Polytheama, a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani e a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes trazem eventos gratuitos e abertos ao público neste sábado (5) e domingo (6).
Teatro Polytheama – A programação de agosto do Teatro começa neste sábado (5), com a apresentação da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), às 20h. Com abertura do concerto gratuito pelo Quarteto Polytheama e a participação no piano de Clelia Iruzum, brasileira radicada em Londres, e do britânico Anthony Flint no violino, a OMJ traz em seu repertório composições de Franz Schubert e Felix Mendelssohn Bartholdy.
A regente titular da Orquestra, Claudia Feres, explica o repertório do concerto. “O programa deste sábado (5) é inteiramente composto de obras do período Romântico. Na abertura, o Quarteto Polytheama irá apresentar o primeiro movimento do quarteto “A Morte e a Donzela” de Franz Schubert, uma das mais importantes obras do repertório de música de câmara e cujo motivo é recorrente na pintura renascentista. Já as participações da Clélia Iruzum e Anthony Flint acontecem no Concerto para violino, piano e cordas em ré menor, escrito por Mendelssohn em 1823 , quando tinha apenas 14 anos.”
Já no domingo (6), a partir das 17h, o Teatro recebe o “Duo Barros Tinetti”, evento dos Concertos da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística, um recital a dois pianos com música erudita e a participação dos músicos Eudóxia de Barros e Gilberto Tinetti.
O teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. A bilheteria começa a distribuição dos ingressos gratuitos já nesta sexta-feira (4) e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e neste sábado (5) e domingo (6), que possuem espetáculos, das 14h até o horário das apresentações. O telefone de contato é (11) 4586-2472.
Galeria de Arte – Também com entrada gratuita, a recém-inaugurada “Brechas: danos e certezas” traz à Galeria pinturas, desenhos, esculturas, objetos e fotografias de 24 artistas da região, numa proposta de produção de arte sob novas perspectivas. Neste sábado (5), visitações podem ser feitas das 9h às 13h.
A Galeria de Arte fica anexa ao Teatro Polytheama, na Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, e funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Em dias de semana, a Galeria acompanha a programação do teatro e permanece aberta até o início do espetáculo. O telefone de contato é (11) 4586-2472.
Pinacoteca – Seguindo o horário estendido dos equipamentos culturais da cidade com programação especial, a Pinacoteca promove uma contação de histórias e atividades lúdicas com o professor Cartola neste sábado (5), a partir das 14h. Podem participar crianças a partir de dois anos e não há necessidade de inscrição prévia. A duração da atividade é de cerca de 50 minutos.
Quem visitar a Pinacoteca pode conferir seu acervo permanente, incluídos os quadros “Ressurreição de Lázaro”, “Via Crucis”, “Pietá”, “Cristo” e “São Francisco”, óleo sobre compensado marítimo do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin.
Na quinta-feira (10), a Pinacoteca inaugura a exposição “Solos”, da artista Angelina Zambelli.
A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. O horário estendido aos sábados, domingos e feriados é das 9h às 16h. O telefone para contato é (11) 4586-2326.
Museu Histórico e Cultural – Também com horário de visitação estendido das 9h às 16h neste sábado (5) e domingo (6), o Museu Histórico e Cultural hospeda a exposição “Memórias, ofícios e saberes dos trabalhadores”, com fotos, documentos, ferramentas de trabalho e objetos que permitem compreender o modo de vida dos trabalhadores, e convida os visitantes a uma visita aos seus jardins revitalizados, com projeto paisagístico, novos bancos e pergolados e a volta de seu jardim japonês.
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e durante a semana funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Os telefones para contato são (11) 4521-6259 e 4586-8414.
Museu da Cia. Paulista- O Museu da Cia. Paulista permanece fechado até a quarta-feira (16) para obras de manutenção e conserto de pequeno porte, além de uma avaliação museológica e técnica dos acervos. O Museu fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, Complexo Fepasa, e o telefone para contato é (11) 4522-4727.
As agendas culturais completas do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e de todos os demais equipamentos culturais da cidade podem ser consultadas no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone.
Vozes masculinas – A Cia. Canto Vivo, coral de Jundiaí, está precisando de vozes masculinas. O coral, que tem como regente a maestrina Cláudia de Queiroz, ensaia às quartas-feiras, das 19h30 às 22 horas.
Os interessados devem ter experiência, tendo já participado de coral ou feito aula de canto. Os testes vocais e primeiro ensaio dos selecionados serão realizados no dia 9. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho, acesse: www.cantovivo.com.br.
Em Várzea – Estão abertas as matrículas para a Escola de Música. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas para os cursos de Canto Coral, Musicalização Infantil, Bateria, Saxofone, Clarinete, Flauta Transversal e Flauta Doce.
A idade para os cursos de instrumentos são a partir dos 4 anos de idade. Também há vagas para adultos. O Centro Cultural fica na rua Manuel Gonçalves, nº 200 – Jd. Primavera. O horário para a realização das matriculas é das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
É necessários apresentar cópia dos documentos da criança e do responsável, foto 3×4 do aluno e comprovante de residência. Mais informações no telefone 4595-4080.
VEJA TAMBÉM: