O orçamento da Prefeitura de Jundiaí para 2022 poderá chegar a R$ 2,6 bilhões. A estimativa da receita deverá crescer de acordo com a inflação desde ano, de quase 5%. Do total arrecadado, a previsão de gasto com o pessoal é de 45,84%. O orçamento deste ano é de R$ 2,57 bilhões. Estes dados foram divulgados em audiência pública da Unidade de Gestão de Governo e Finanças. O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO), que norteia a preparação do orçamento municipal e define as metas para o próximo ano, será entregue à Câmara Municipal até o próximo dia 15. Os vereadores vão avaliar os números e discuti-los em nova audiência pública. Antes do recesso do meio do ano, os parlamentares irão votar o projeto da LDO 2022. Todas informações estão no Portal da Transparência do Executivo.
O responsável pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, detalhou o cenário macroeconômico, da pandemia e os principais indicadores de expectativa de crescimento do Brasil e de Jundiaí e que devem ser levados em conta na elaboração do Orçamento para 2022. “Estamos começando aqui a primeira etapa da construção do Orçamento do próximo ano, definindo o que é prioridade para Jundiaí. Essa etapa é fundamental para calibrar o processo de planejamento que fazemos todos os anos”, explicou ele. Antes de sua apresentação com informações do Brasil e de Jundiaí, Parimoschi lembrou que a construção do projeto da LDO 2022 é realista e, neste momento de investimentos contra a pandemia da Covid-19, um tanto conservadora.
Do Brasil, Parimoschi apresentou números do PIB (Produto Interno Bruto), do desemprego, da inflação e de pesquisas que apontam o pessimismo das pessoas em relação ao momento pelo qual o país passa. Já de Jundiaí, os números mostram que, mesmo com a pandemia, a cidade vem colhendo indicadores positivos no que diz respeito ao crescimento econômico.
De 2020 para 2021, a cidade teve aumento na abertura de empresas nos setores do Comércio, da Indústria e dos Serviços. Somados os três, o crescimento chega a 15,8%. Em comparação com 2019. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) teve aumento de 23% em encaminhamento de pessoas para vagas de emprego, em um total de 1.473 no ano passado. No Banco do Povo, a procura por crédito também subiu, com mais 167% em 2020.
Parimoschi também falou da realidade local em relação aos gastos com a pandemia e o esforço na abertura de leitos no Hospital São Vicente – um crescimento de mais de 200% apenas no mês de março, para que ninguém fique sem atendimento. E também abordou projetos para reaquecer a economia, ao lado de parceiros como o Sebrae, caso do Jundiaí Empreendedora.
VEJA TAMBÉM
QUEDA DE CABELOS APÓS COVID. MULHERES RECLAMAM. ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD…
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI