O vereador Roberto Conde apresentará hoje, na sessão da Câmara Municipal de Jundiaí a partir das 18 horas, projeto que prevê a fiscalização da Serra do Japi através de drones.
Segundo ele, os aparelhos resultarão em economia e mais eficiência no combate de várias ocorrências como queimadas, localização de pessoas desaparecidas, crimes ambientais, ocupações irregulares e desmatamentos.
Em sua justificativa, Conde afirma que o monitoramento terrestre é muito caro e necessita de efetivo que hoje a Guarda Municipal, responsável pela Serra, não tem. “Com os drones, a fiscalização será mais rápida e econômica.
O vereador afirma ainda que os drones são usados para este tipo de trabalho em todo Brasil. No Estado de São Paulo, de acordo com Conde, uma lei foi votada recentemente pela Assembleia Legislativa, permitindo a utilização dos drones no monitoramento do meio ambiente.
O projeto recebeu parecer favorável em todas as comissões a que foi submetido. Para custeá-lo, o vereador prevê a utilização de dotações próprias. (foto acima: Stella Pinheiro Câmara-Facebook Parque Estadual Serra do Japi)
LEIA TAMBÉM
SESSÃO DE HOJE TERÁ PROJETOS BASTANTE ECLÉTICOS
MOSTEIRO SÃO BENTO PRECISA DE REFORMAS URGENTES
PREFEITURA E FUMAS QUEREM DESPEJAR 27 FAMÍLIAS NO JARDIM NOVO HORIZONTE