A Prefeitura de Jundiaí desapropriará parte de um terreno localizado na marginal direita da avenida Antônio Frederico Ozanam, na vila Hortolândia, para obras de prolongamento e melhorias no sistema viário nas regiões das vila Lacerda e Hortolândia. A área tem 1.911.81m². No decreto publicado na Imprensa Oficial do último dia 20 não há informações sobre o valor que será pago ao proprietário. O Executivo detalhará a desapropriação e as obras no próximo dia 28, segundo a assessoria de comunicação.

Histórico – Em março deste ano, o Jundiaí Agora publicou que as obras de prolongamento serão feitas pelo consórcio Vila Hortolândia, formado pelas empresas FBS Construção Civil e Jofeg Pavimentação, que apresentou proposta de pouco mais de R$ 143 milhões. Além do prolongamento, o consórcio construirá um túnel sob a rodovia João Cereser e duas pontos. O prazo para a conclusão da obra é de 18 meses. Não haverá alteração no trânsito. As obras acontecerão em área onde não há interferência viária.
Em janeiro do ano passado, o então governador João Doria esteve em Jundiaí e anunciou a liberação de recursos para as obras. Na ocasião, o site da Secretaria de Desenvolvimento Regional(SDR) publicou a assinatura de três convênios com a Prefeitura de Jundiaí, com investimento do Estado de R$ 106 milhões. “O município será contemplado com R$ 100,5 milhões para obras viárias complementares, permitindo conexão da Avenida do Córrego das Valquírias com as Novas Marginais da Rodovia João Cereser e com a Região Oeste da cidade”, explicava o texto.
Também foram revelados outros detalhes. “Entre as obras viárias complementares estão a construção de uma ponte sobre o rio Jundiaí, a duplicação da passagem inferior da Avenida Luiz Latorre sob a Rodovia João Cereser, o prolongamento da Avenida Antonio Frederico Ozanan, a construção de outras pontes sobre o rio Jundiaí e a canalização do rio entre a Rua Maria Pontes Oliveira e a Rua Dr. Benedito de Godoy Ferraz”, explicou a SDR no ano passado.
Já a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos(UGISP) informou que o prolongamento da Avenida Frederico Ozanam, além do túnel sob a João Cereser, terá quatro pistas e calçadas. As duas novas pontes adicionais na continuação do Complexo da Valquíria, onde hoje existe um retorno, e uma ponte para travessia na região do Shangai. O rio Jundiaí não será canalizado. As margens serão contidas, como já acontece no trecho urbano, até a nova ponte.(Foto: Google Maps)
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