No dia 14 de dezembro próximo, Jundiaí completará 363 anos de elevação à vila. O povoado, sempre se acreditou, teria passado para outra categoria em 1655. E este ano vem aparecendo nos livros de história embora o historiador Roberto Franco Bueno, tenha publicado no livro Villa Formosa de Nossa Senhora do Destêrro de Matto Grosso de Jundiahy da Capitania de Sam Vicente(editora In House), que o ano correto da elevação seria 1652. Porém, em julho deste ano, o cientista social Samuel Vidilli apresentou uma pesquisa na qual afirma que Jundiaí foi elevada à vila em 1656. A Prefeitura está estudando o imbróglio. Para este ano está descartada uma mudança oficial. Porém, em 2019 provavelmente esta pesquisa histórica estará concluída e se confirmarem que Vidilli está certo, a cidade comemorará 363 anos novamente.
Um processo administrativo foi aberto pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) para a averiguação do tema, e que o mesmo se encontra tramitando na Unidade de Gestão de Cultura(UGC) para sondagens de documentos junto à Câmara Municipal e, mesmo, outras fontes. Assim que documentos comprobatórios forem obtidos, o Executivo marcará uma audiência pública para ouvir a opinião da população. Ao final ainda haverá análise jurídica da possível mudança. “Por conta da complexidade da matéria não se chegará a uma decisão final quanto ao ano de elevação à categoria de vila até este 14 de dezembro, data inclusive sobre a qual não pairam dúvidas”, afirmou a Prefeitura através da assessoria de imprensa.
A UGC acrescenta ainda que, uma vez adiantados os levantamentos de documentos comprobatórios, prevê o agendamento de uma audiência pública para que também a população possa contribuir para as discussões, que, ao final, ainda contará com análise jurídicas de eventuais alterações.(Ilustração Sebo Jundiaí)