Pré-candidato do PSOL usa redes sociais para analisar Jundiaí

psol

O professor Higor Codarin, pré-candidato do PSOL a prefeito de Jundiaí, é de longe o que mais vem aproveitando as redes sociais para analisar temas importantes para a cidade. Das 32 últimas postagens, 12 são vídeos que tratam de assuntos como educação, segurança, saúde e mobilidade. Há também publicações sobre a necessidade de uma universidade pública na cidade, assim como encontro com apoiadores.

Anos atrás, as campanhas eleitorais baseavam-se no boca a boca do candidato com o eleitor. Os comícios, com apresentações de cantores, também podiam resultar em votos, acreditavam os políticos. A Justiça eleitoral acabou com os showmícios e, com as redes sociais, os candidatos perceberam que podem conversar com um público muito maior sem gastar tanta sola de sapato. Mesmo assim, o boca a boca não foi aposentado. Codarin – cujo pré-candidato a vice é o historiador Felipe Pinheiro(Rede) – utiliza bem o espaço virtual para mostrar o que pensa sobre a realidade do dia a dia dos moradores da cidade.

Começando pelo transporte público, o pré-candidato do PSOL já começa mostrando a preferência pela Tarifa Zero. “Eu me aprofundei na experiência de cidades que implantaram este sistema. Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, que é parecida em alguns aspectos com Jundiaí. Caiucaia tem 353 mil habitantes. Jundiaí tem cerca de 100 mil a mais. Em 2021, durante a pandemia, a tarifa lá era de R$ 5. A da nossa cidade é R$ 5,50. Só que a Covid causou a redução de usuários que era de 35 mil pessoas por mês. Com a Tarifa Zero, o número de passageiros saltou para dois milhões”.

Sobre moradia, Codarin lembrou que “nos últimos anos o número de empreendimentos aumentou muito, assim como o de pessoas de outras cidades que se mudaram para Jundiaí. Mas, para quem estes empreendimentos estão sendo feitos? Certamente não são para a classe mais baixa. A solução é a construção de casas para estas pessoas”.

O pré-candidato do PSOL afirma que Jundiaí é uma cidade insegura, apesar do aumento de 32% de investimentos da Prefeitura entre os anos de 2021 e 2022. “Os furtos e roubos, contudo, aumentaram numa proporção ainda maior. A destinação do dinheiro e as estratégias usadas não funcionaram. O número de patrulhamentos feitos pela Guarda Municipal caíram. Falar em segurança pública não é só falar em policiamento. A segurança depende de transporte público, saúde, educação, habitação”, diz.

Ouça, Fale, Construa – O ex-prefeito Pedro Bigardi lançou a plataforma digital ‘Ouça, Fale, Construa!”, para receber opiniões, demandas e expectativas dos moradores de Jundiaí. Bigardi é pré-candidato a vereador pelo PCdoB. O site estará no ar, em caráter experimental, até o próximo dia 15.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES