
O QI(Quoeficiente de Inteligência) médio do brasileiro é de 87. Estima-se que o físico alemão Albert Einsten tinha o QI de 160. Em 2023, o jundiaiense Bernardo Biondi, de 12 anos, passou por avaliações neuropsicológicas. Constatou-se que o QI dele é de 136. Ele já escreveu sete livros, faz parte do Mensa Brasil, associação que aceita pessoas com QI acima de 91, permitindo a elas acesso a pensadores e fornecendo atividades intelectuais, encontros sociais e desenvolvimento pessoal. Ele também integra a Intertel, sociedade criada para quem tem mais de 99 de QI. Em paralelo, o menino se dedica agora ao futebol e polo aquático. Mas, como é a infância de um minigênio? O garoto explica que é igual a das outras crianças, com muitas brincadeiras. Quanto a possíveis episódios de bullying, ele revela que as piadinhas sem graça vinham dos adultos, geralmente professores. O Jundiaí Agora conversou com Bernardo:
Há dois anos você foi aceito no Mensa Brasil e na Intertel. O que faz nestas instituições?
Eu vou a alguns encontros da Mensa, como a museus em São Paulo. Já fiz uma visita técnica no metrô de São Paulo. Agora participo menos devido aos campeonatos. Ainda não fui a nenhum encontro da Intertel. Sei que em outros países existem grupos desta associação com bolsas de estudo. Também realizam atividade como xadrez e outros jogos, assim como na Mensa…

Você continua escrevendo livros?
Parei de fazer escrever há algum tempo. Escrevia com minha amiga Cecília. Porém, mudei de escola e mesmo morando no mesmo condomínio, estamos fazendo outras atividades. Ela é atleta de BMX. Acho que cada hora a gente gosta de fazer uma coisa…
Como é ter QI de 136? Você se sente diferente das outras crianças?
É legal e não tem nenhuma diferença. Antes era complicado. Agora consigo fazer de tudo e estou aprendendo a não me cobrar tanto.
Aliás, como se relaciona com outras crianças?
Normal…
Muitas vezes crianças são maldosas. O fato de ser muito inteligente já rendeu piadinhas? Já foi vítima de bullying?
Sim, mas principalmente com adultos. Tive problemas até com professor me chamando de ‘sabichão’ ou não querendo que eu respondesse mais as perguntas em sala de aula. Uma vez, a professora perguntou se eu queria dar aula no lugar dela. Agora, na escola que estou, não sinto mais diferença.
O QI elevado o ajuda nestes momentos?
Fui aprendendo, meus pais foram me orientando. Agora sonho com dia que outro professor me chame pra dar aula no lugar porque eu irei(risos). Mas, este tipo de comentário não é mais feito na minha nova escola.
Um minigênio tem tempo e disposição para brincar?
Sempre…
Quando está sozinho, quais brincadeiras que mais gosta?
Jogos como Minecraft, Fortnite, Valorant.

E em grupo?
Futebol e polo aquático
Já se aventurou nas brincadeiras de antigamente como esconde-esconde, queimada, mamãe da rua? O que achou?
Sim, no condomínio a gente brinca muito. E também gosto de inventar minhas brincadeiras Acho bem legal…
O que você vai ser quando crescer?
Não sei ainda. Talvez médico. Ultimamente tenho me interessado por biologia, física e química.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES











