QUINTA GERAÇÃO da telefonia móvel: Quais as diferenças?

quinta geração

Evolução do nosso antigo conhecido 3G e do atual 4G, a tão falada Quinta Geração de telefonia móvel traz como benefício não só a velocidade mas a possibilidade de uma maior interconexão, o famoso IoT – Internet of Things (Internet das Coisas) e Smart Cities (Cidades Inteligentes).

Mas quais as diferenças? Como e quando isso afetará nossas vidas? Todos os aparelhos celulares serão compatíveis?
Tecnicamente a ideia é explorar melhor o espectro de frequência de rádio por onde o sinal trafega permitindo que mais aparelhos acessem a internet ao mesmo tempo e com uma velocidade maior.

A proposta é tornar tudo conectado: celulares, carros, geladeiras, microondas, cafeteiras, ar-condicionados, máquinas de lavar, câmeras de segurança… Além de semáforos, iluminação pública, possibilitar uma maior automatização de processos e inteligência artificial.

A velocidade atualmente atingida pelo 4G é de 100 MB, que passaria para 1 GB, possibilitando maior rapidez no download que você realiza, no streaming das músicas que ouve, vídeos e séries que assiste e nas fotos e stories que você posta. E de 100 mil conexões por metro quadrado atualmente, para 1 milhão de aparelhos no futuro, ou seja, mais gente conectada em um espaço pequeno, sem interferências. Representando um aumento de 10 vezes da atual Quarta Geração.

Muito provavelmente você precisará de um novo smartphone para usar a internet 5G porque muitos modelos atuais não suportam a tecnologia. Mas ainda não se preocupe, para implementar o 5G no Brasil é preciso fazer um leilão das faixas de frequência aos possíveis provedores. O processo é feito pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, que estima ser possível usar a tecnologia amplamente no Brasil somente em 2022 e você não perderá seu acesso atual por conta disso.

Atualmente mais de 30 países já contam com a tecnologia implantada em seu território. E você, ansioso para a chegada deste avanço, a Quinta Geração?(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

RENAN CAZZOLATTO

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, especialista em Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Serviços de TI. Atua em soluções de tecnologia e governança para o setor público e leciona em cursos de nível técnico.

VEJA TAMBÉM:

QUAL O MAIOR LEGADO DE UMA ESCOLA PARA SEUS ESTUDANTES? ASSISTA AO VÍDEO DO ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI