Primeira RAM nacional, Rampage faz estréia mundial no Brasil

ram

A primeira picape da marca RAM fabricada no Brasil, que compartilha a plataforma com a Fiat Toro chega carregada de adjetivos e novidades. Inspirada no luxo e na potência das grandes picapes norte-americanas, a Rampage se apresenta como a mais potente e veloz do Brasil, com 272 cavalos e capaz de chegar aos 220 km/h.

Para quem não sabe, a RAM é mais uma das marcas do grupo Stellantis, que reúne sob o seu guarda-chuva a Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, RAM e Vauxhall

Segundo a RAM, a picape Rampage eleva os padrões na categoria das picapes monobloco da categoria C, com altas doses de força, luxo e tecnologia. Afinal, trata-se da primeira RAM concebida e desenvolvida no Brasil. Apoiados pelos times norte-americanos da marca, o projeto da Rampage foi realizado por mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, superando 1,2 milhão de horas de desenvolvimento, com mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos. Este é o quinto modelo fabricado no Polo Stellantis, instalado em Goiana, Pernambuco, de onde saem os modelos da marca Jeep. 

A Rampage chega à rede de concessionárias RAM  a partir de agosto, em três versões, cada uma com personalidade própria: Laramie, Rebel e R/T. 

Design – Apesar de compartilhar a plataforma da Fiat Toro, a carroceria da Rampage é toda nova e recebeu atenção especial às proporções para ganhar um visual musculoso, inspirado no off-road.

Inspirada na “irmã maior”, RAM 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo. Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, trazendo um estilo mais tradicional, como nas RAM 2500 e 3500. 

Já a versão mais esportiva, a R/T resgata a tradição da sigla “Road/Track”, Estrada/Pista que é exibida numa mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante. Aqui, o destaque são as grandes faixas no capô e o emblema da versão estampado nos  para-lamas traseiros.

Para os padrõees brasileiros, a Rampage é um veículo grande, com 5,28 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1.78 m de altura. A distância entre eixos é generosa, com quase 3 metros.

Força – A Rampage chega como a picape mais potente fabricada na América do Sul. Isso se deve ao moderno motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. São 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque gerados pelo propulsor 2 litros, de quatro cilindros  em linha, a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler. De última geração, ele é todo feito em alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas.

Parte da família GME (sigla inglesa para motor médio global) da Stellantis, o Hurricane 4 tem ainda turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. Tudo para proporcionar o melhor desempenho entre as picapes produzidas na região. Na versão R/T, a mais esportiva de todas, a Rampage acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima (limitada) de 220 km/h. Nas demais, o desempenho ainda é de tirar o fôlego – 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.

A versão da Rampage equipada com este motor, conta com saídas de escapamento  duplas que, na versão R/T, produzem um som ainda mais instigante. No volante da Rebel e da Laramie há o botão Sport, que altera o visual do quadro de instrumentos digital, torna mais rápidas as respostas de acelerador e direção e programa as trocas de marchas em giros mais altos. Na R/T, esse comando leva o nome da versão e altera ainda mais esses pontos.

O outro motor que equipa a linha da Rampage é o já consagrado Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Uma combinação imbatível de economia e performance, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir até 186 km/h. O Multijet está disponível nas configurações Rebel e Laramie.

Todas as versões da Rampage têm câmbio automático de nove marchas, com seletor giratório – como nas Ram 1500 – e opção de trocas manuais através de aletas no volante. Por sua vez, a tração é sempre 4×4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.

Tecnologia – A Rampage é a picape de produção nacional que incorpora a maior quantidade de elementos tecnológicos. Ao todo são 22,6 polegadas em telas, divididas entre 10,3” do quadro de instrumentos full digital e 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect, o maior da categoria. Além do tamanho e da definição da tela, o sistema se destaca pelo uso intuitivo e pela quantidade de recursos, como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e possibilidade de parear dois smartphones ao mesmo tempo. No amplo console central, outro ponto alto é o RamCharger, carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar o telefone. Falando em carregamento, seis portas USB – sendo três do tipo C – estão espalhadas pela cabine, a maior quantidade entre as picapes compactas e médias oferecidas no mercado. Vale lembrar que duas dessas estão posicionadas em um porta-objetos localizado abaixo do console central.

A lista de equipamentos de segurança é farta e inclui, por exemplo: sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução. Entre eles estão o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.

Completam os itens de série da Rampage a partida remota na chave (que também pode ser feita pelo aplicativo do Ram Connect), o sistema Keyless Enter’n Go, o retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, e os espelhos retrovisores exteriores elétricos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia.

Versões e Preços

Rampage Rebel Turbo Diesel – R$ 239.990

– Câmbio automático de 9 marchas

– Tração 4×4 com reduzida

– Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio

– Quadro de instrumentos full digital de 10,3”

– Revestimento interno de couro preto

– Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias

– Ram Connect (plataforma de serviços conectados)

– Faróis e lanternas full LED

– RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)

– Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold

– 7 airbags

– Controle de velocidade adaptativo

– Monitoramento de pontos cegos

– Sistema de permanência na faixa de rodagem

– Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas

– Pneus All Terrain 235/65 R17

Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 249.990

acrescenta:

– Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm

– Escapamento duplo

– Modo Sport

– Pneus All Terrain Plus 235/65 R17

Rampage Laramie Turbo Diesel – R$ 249.990

todo o conteúdo da versão Rebel Turbo Diesel mais:

– Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown

– Para-choque traseiro cromado

– Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60

– Acabamentos externos cromados

Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 259.990

acrescenta:

– Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm

– Escapamento duplo

– Modo Sport

Rampage R/T Hurricane 4 – R$ 269.990

acrescenta:

– Revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red

– Modo R/T

– Suspensão esportiva

– Escapamento duplo esportivo

– Rodas aro 19” em preto brilhante

– Teto preto brilhante

Opcional para todas as versões

Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos – R$ 6.000 Rampage Laramie Turbo Diesel – R$ 249.990

todo o conteúdo da versão Rebel Turbo Diesel mais:

– Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown

– Para-choque traseiro cromado

– Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60

– Acabamentos externos cromados.(© 2023 Joaquim Rimoli | AutoMotori, com informações da RAM)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES