Divertir-se ao ar livre, praticar esportes, ler em família, conversar e interagir, essas são algumas das indicações que fazem parte das Receitas de Brincar, projeto da Prefeitura de Jundiaí. A ideia é afastar as crianças das telas, incentivando uma vida mais saudável. Confira a reportagem de Luciana Coutinho, da TVTEC:
SAIBA MAIS SOBRE AS RECEITAS DE BRINCAR
Com base em um artigo publicado pela ‘American Academy Pediatrics’, a proposta foi iniciada há dois anos, no auge da pandemia, quando foi identificada a importância da interação familiar, movimentação ao ar livre e distanciamento das telas digitais. “Os pediatras são os profissionais da mais alta confiança das famílias e, por meio do trabalho deles, nossa ideia é proteger e estimular as brincadeiras. A indicação é importante para o desenvolvimento e a saúde da criança quanto a própria prescrição medicamentosa. O movimento passou a fazer parte do dia a dia dos consultórios, com o receituário específico, todo estilizado e com as sugestões de atividades para as famílias”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
A linguagem é inspirada no programa Pé de Infância, já implementado em Jundiaí, a partir da parceria com a Urban 95 e o projeto Criança e Natureza, do Instituto Alana, que também é parceiro da cidade no desenvolvimento de ações e políticas para a infância em Jundiaí.
Segundo a pediatra Marina Lucchini, a ideia vem para trazer impactos positivos na vida dos pacientes. “Buscamos não apenas diagnosticar doenças e acompanhar a rotina desses pacientes. Nosso objetivo é melhorar a vida dessa criança e fazer com que ela tenha um dia a dia mais saudável, com mais contato com a família.”
Ela conta que após a entrega das Receitas de Brincar as coisas mudam no cotidiano e nas relações familiares. “O impacto dessa receita é muito maior que apenas uma orientação. Quando o paciente chega em casa com as recomendações registradas e carimbadas por um médico, a postura de todos ao redor muda. A família se envolve e coloca em prática as orientações.”
O gestor de Saúde, Tiago Texera, comenta que os resultados colhidos são positivos. “Nossa intenção é que esse impresso se torne de uso permanente em todos os serviços de saúde da rede municipal. Os resultados são muito positivos em relação ao uso do receituário, tanto por parte dos médicos, como pelas famílias. As crianças sentem que o cuidado é para elas, querem segurar a receita, se sentem orgulhosas.”
VEJA TAMBÉM
PAGAMENTO INCENTIVADO: DAE JUNDIAÍ LANÇA PROGRAMA
VOCÊ TEM O HÁBITO DE AGRADECER ATÉ AS PEQUENAS COISAS???
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES