Telefonia, bancos e redes de lojas lideram RECLAMAÇÕES no Procon

Os setores de telefonia, grandes redes de lojas e bancos lideram as reclamações no Procon de Jundiaí neste ano. Juntas, foram responsáveis por 1052 queixas até março último. Pela ordem, as cinco empresas mais reclamadas são: Grupo Vivo/Telefonica; Grupo Claro/Net/Embratel(América Móvil); Bradesco; Itaú Unibanco; Grupo Pão de Açúcar, Extra; Pontofrio.com; Casasbahia.com; Casas Bahia e Ponto Frio. A DAE ocupa a 12ª colocação (veja tabela abaixo).

RECLAMAÇÕES

AS 50 EMPRESAS MAIS RECLAMADAS NO PROCON DE JUNDIAÍ

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o Procon realiza constantes ações de orientação aos consumidores, que acabam melhorando as relações com as empresas e reduz o número de reclamações. Prova disto são, de acordo com a assessoria, os números deste ano: enquanto em janeiro foram realizados 2.081 atendimentos, em abril o número caiu para 1.414, redução de 32%. O site www.procon.sp.gov.br é uma importante ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada pelos consumidores.

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DAS CAMPEÃS DE RECLAMAÇÕES:

RECLAMAÇÕES

RECLAMAÇÕES

RECLAMAÇÕES

As pessoas físicas que adquirem ou utilizem produtos ou serviços como destinatário (consumidor) final desta relação de consumo, que possuem um problema ou dúvida com relação ao seguintes assuntos, de forma exemplificativa:

– Alimentos: prazos de validade, qualidade, condições de apresentação dos produtos (preços, embalagens, estocagem);

– Saúde: orientação sobre planos de saúde – abusos de cláusulas, descumprimento de cláusulas, reajuste, adequação dos planos a nova legislação;

– Produtos: defeitos, trocas, garantias, assistência técnica, arrependimentos;
Serviços: má qualidade na prestação de serviço, não prestação, descumprimento de contrato, rescisão contratual;

– Habitação: locação – atendimento ao locatário, cumprimento de cláusulas, análise de contratos residenciais, taxas, condomínios, informações sobre aluguel e venda, cobranças, indevidas;

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– Financeiros: análise de contratos de créditos, cálculos de prestações, intervenção junto à administradoras de consórcios e leasing, financiamento, assuntos bancários, cobranças irregulares e abusivas, mensalidade escolar.

O consumidor deve trazer a cópia de toda a documentação relativa ao assunto que quer uma análise (contratos, recibos, e-mails, certificados de garantia, Notas Fiscais, etc) cópia do RG e CPF, bem como, deve apresentar um comprovante de residência de moradia na cidade. O Procon fica na rua Barão de Jundiaí, 153 – anexo à Câmara Municipal, centro.