REFOGADO levará Mata Ciliar para o centro da cidade

refogado

O bloco Refogado do Sandi promete arrastar milhares de foliões para a abertura oficial do Carnaval 2026 em Jundiaí, no próximo dia 13(sexta-feira). Este ano, o Refogado trará como enredo a preservação ambiental, homenageando o trabalho vital da Associação Mata Ciliar. A concentração está marcada para as 15 horas, na Praça Ruy Barbosa. Às 16 horas em ponto, a “deretora” Gisela Vieira dará o sinal para que comece o desfile pelas ruas Barão de Jundiaí e do Rosário.

Patrimônio imaterial da cidade, o Refogado mantém a essência desde 1994, quando foi fundado: não há cordões, abadás ou ingressos. O tema deste ano busca sensibilizar a população sobre a fauna silvestre local, unindo a irreverência carnavalesca à urgência da proteção da Serra do Japi e das margens dos rios. São esperadas mais de 20 mil pessoas, que devem colorir o centro com fantasias criativas e muito confete.

Briga na justiça – A Associação Mata Ciliar de Jundiaí, referência nacional na reabilitação de fauna silvestre, enfrenta hoje grave insegurança jurídica e territorial. Embora ocupe há décadas uma área ao lado do Aeroporto de Jundiaí, o imbróglio judicial envolve a disputa pelo uso desse terreno público e a pressão pela expansão aeroportuária, que coloca em risco o atendimento de centenas de animais e os projetos de educação ambiental. A instituição luta contra o encerramento das atividades. O impasse mobiliza ambientalistas e o Ministério Público, que buscam uma solução para que o legado da ONG não seja interrompido.(Foto: redes sociais Refogado do Sandi)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES