REFORMA ÍNTIMA: O princípio do espiritismo, as boas energias

REFORMA ÍNTIMA

A reforma íntima é o processo de mudança interior que faz com que os seres encarnados tenham pensamentos e ações que os levem a emanar boas energias, que os levarão ao tratamento do espírito que contribuirá com sua saúde.

Mas qual é o conceito de saúde? A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Ou seja, nos levar ao estado de bem-estar que é a situação agradável do corpo e do espírito, que nos dará tranquilidade, conforto e satisfação.

Para falarmos sobre preceitos espíritas, é necessário rever algumas conceituações importantes para o seu entendimento.

Um dos conceitos é do fluido vital, também chamado de princípio vital, é uma forma modificada do fluido cósmico universal. Ele é o elemento básico da vida. Em “A Gênese”, Kardec assegura que “pela morte, o princípio vital se extingue”. De fato, é a existência ou não, de fluido vital que distingue um corpo vivo de outro sem vida. A diferença entre uma árvore viva e um pedaço de madeira é justamente a presença do fluido vital na primeira e sua ausência na segunda.

Outro conceito é do termo fluido cósmico universal ou fluido universal: Esse termo foi primeiramente usado pelo magnetizador Franz Mesmer, e estudado em espiritismo, em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec em 1857.[1] A definição de fluido cósmico universal segundo o livro é

Allan Kardec: Há então dois elementos gerais no Universo: a matéria e o espírito?

Espírito: Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. Se o fluido universal fosse positivamente matéria, razão não haveria para que também o espírito não o fosse. Está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.

Segundo o Espiritismo, tal matéria é extremamente sutil e encontrando-se em todos os pontos do Universo, possibilitando, assim, a origem de matérias diversas, inclusive mais densas.

Agora passadas as conceituações voltemos aos preceitos espíritas. Segundo esses preceitos, somos formados por espírito, perispírito e corpo. E os preceitos rezam que somos eternos, que caminhamos para a evolução do espírito, que somos constituídos por fluído vital, que temos diferentes níveis de energia condensadas, derivadas do fluido universal.

Retornando ao primeiro parágrafo, sobre a reforma íntima, quando os seres encarnados trabalham suas ações e pensamentos, esse movimento dá origem dos fluidos, que agem diretamente no princípio vital, que é a energia da vida. Deus (criador universal), nos deu a vida e o livre arbítrio para nossas ações e pensamentos. Ou seja, nós somos cocriadores, pois temos a liberdade para formulamos nossos pensamentos e nossas ações (nossa co criação).

Os pensamentos versus os fluídos, denotam, diretamente a importância do pensamento na ação dos fluídos. Então o nosso pensar influencia nossa saúde? Resposta: diretamente!

O pensamento é parte da matéria organizada pelo princípio inteligente e derivada de um ser que não é Deus (conceito de cocriação), mas que tem um grau de organização suficiente para produzir

O Espírito modifica os fluidos ao sabor da sua vontade, com possibilidades intermináveis, dentro das suas capacidades evolutivas. Allan Kardec, em a Gênese, afirma “O pensamento e a vontade são para o Espírito o que as mãos são para o Homem”, porque a ação da Inteligência sobre a matéria é a fórmula básica de construção do universo, e reproduz-se em várias estâncias e escalas, em todas as dimensões. André Luiz, em Evolução em Dois Mundos, traz o conceito de cocriação,segundo o qual todos os seres são cocriados do Universo, embora apenas as criações divinas são eternas.

Os pensamentos, dependendo da sua natureza e das suas características,podem ser comparados a seres com vida própria criados pela alma. Quando criados pela alma através de cocriação menor, os pensamentos podem agir como as “larvas mentais” que parasitam o Espírito nos seus perispírito (envoltório da alma) e aura (atmosfera fluídica gerada pelos pensamentos e que orbita o perispírito), plasmadas a partir dos desvios de pensamento e exprimindo a patogênese da alma.

Podem apresentar manifestações independente do seu criador (ideoplastia =ação do pensamento sobre a matéria), reverberativos e com tendência a multiplicarem-se como num sistema de retroalimentação positiva, sendo, por isso mesmo, não fisiológicos, e que levam à perda da homeostasia e à doença.

Só o homem é capaz de gerir essa “vida”’ que o parasita e desequilibra, que o enfraquece ou obstrui os seus centros vitais, que contamina o seu duplo etérico (a função primordial do duplo etérico é servir de ligação entre o perispírito e o corpo carnal, funcionando como um filtro das energias que chegam e saem do físico, protegendo o ser de cargas negativas que podem gerar desequilíbrios e doenças), que proporciona que se instalem espíritos obsessores , e/ou que produz as doenças do corpo físico, as quais, pela bondade divina, oferecem a oportunidade de drenagem e de limpeza perispiritual, a fim de ser reencontrado o equilíbrio.

OUTROS ARTIGOS DE FERNANDO COSTA E SILVA

FÍSICA QUÂNTICA E ESPIRITISMO

ESPIRITISMO: CIÊNCIA OU RELIGIÃO?

Pensamento é uma co criação associado à nossa vontade. Somos responsáveis por ele como somos pelos nossos filhos. Não devemos passar nenhum minuto, sem nos lembrarmos da nossa disciplina e educação. Nunca devemos esquecer a importância da harmonia da mente, onde harmonias e irradia não falta saúde e paz, compreensão e fraternidade.

Comecemos a nossa Reforma Íntima. Policiemos os nossos pensamentos e suas consequentes ações. Ajamos com responsabilidade nessa nossa função de cocriador.

Quero terminar esse artigo, deixando uma frase de nosso Francisco Cândido Xavier: “A paz em nós não resulta de circunstâncias externas e sim da nossa tranquilidade de consciência no dever cumprido”. (Ilustração: www.boqnews.com)


FERNANDO EDUARDO DA COSTA E SILVA

Publicitário, trabalha no ramo de marketing há 42 anos. É diretor de planejamento da Benetton Comunicação e Marketing. Pesquisa sobre espiritualidade há 27 anos.

 

 


VEJA TAMBÉM

POR QUE AS MULHERES TÊM PERDA DE MASSA ÓSSEA, GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD?

ROSA DEBATERÁ DIFICULDADES DE LINGUAGEM E INTERVENÇÕES NA ESCOLA

FISK DA VILA VIRGÍNIA: O QUE QUER DIZER ‘VAQUERO’ EM ESPANHOL?

QUER MORAR NUM CONDOMÍNIO TOP? CHAME O CORRETOR CAMPOS SALLES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES