Por que existem problemas nos RELACIONAMENTOS?

RELACIONAMENTOS

A comunicação é uma das coisas mais interessantes que podemos observar nos relacionamentos. Há quem ainda acredite, que as palavras têm o mesmo significado para todas as pessoas. Se assim fosse a vida seria muito mais simples e os relacionamentos se tornariam muito fáceis.

Na realidade as palavras significam exatamente o que cada pessoa acha que elas significam. Isto porque as palavras se referem a pensamentos e experiências reais ou imaginárias.

O que passa despercebido é que os pensamentos e as experiências de cada pessoa são singulares, assim como cada um de nós. Esta antiga expressão muito conhecida – “Será que estou falando grego?” – é pura realidade. Quando uma pessoa não se faz compreender por outra é como se falasse “outra língua”, embora utilize-se de um mesmo idioma.

Sendo assim, metaforicamente falando, é como se cada um de nós falasse um idioma ligeiramente diferente utilizando um dicionário pessoal, enquanto um fala em japonês o outro fala em grego e a confusão está feita. Problemas de relacionamento acontecem devido a este fato. Cada pessoa tem a própria estratégia, um canal de comunicação particular.

As pesquisas em Programação Neurolinguística demonstraram que há três canais de comunicação – visual, auditivo e cinestésico. Cada pessoa tem um de preferência, pelo qual recebe os estímulos do mundo exterior, portanto umas pessoas são mais visuais, outras mais auditivas e outras mais cinestésicas.

Utilizaremos aqui para exemplificar dois relacionamentos com a comunicação em canais diferentes. O visual gosta de ver “coisas”, o auditivo de ouvir, e cinestésico de sentir, tocar, pegar.

Primeiro: o marido visual e esposa auditiva. O marido mostra à esposa que a ama dando-lhe flores, jóias, um carro novo.

Um dia ela diz: “Você não me ama!”.

E ele perplexo responde: “Como você pode dizer uma coisa dessas, olhe o carro que te comprei, as jóias etc”.

E ela diz: “É, mas você nunca diz que me ama.”

E ele grita: “eu te amoooo!” numa tonalidade de voz nem um pouco próxima da estratégia dela. Como resultado, ela não se sente amada.

Segundo: a mulher visual e marido cinestésico. A mulher arruma a casa toda, dá brilho e coloca cada coisa em seu lugar para deixar bonita e arrumada. O marido chega do trabalho e joga suas coisas no sofá, tira o casaco para sentir-se à vontade e pendura na cadeira, tira o sapato no meio do quarto, vai para cozinha e abre os armários para procurar algo para comer e deixando as portas abertas.

A esposa vendo a bagunça e desordem fica nervosa e fala:

– Será que você não vê que fiquei o dia todo me preocupando com a casa?…Você chega e vai bagunçando tudo?.

Ele responde: “Será que nem em minha casa eu posso me sentir à vontade?”

Ela diz: “Você não dá valor para mim, não vê que arrumo tudo!”.

Ele diz: “Você não entende mesmo, e me faz sentir mal tirando meu conforto”.

A habilidade na comunicação é fundamental para o sucesso nos relacionamentos não só pessoal como também profissional. É preciso aprender como utilizá-la de modo a atingir os objetivos. As palavras agem como “chaves de acesso” para eliciar as estratégias das pessoas, seu canal de comunicação.

Assim como a comunicação interpessoal tem a devida importância, é importante lembrar da comunicação intrapessoal, ou seja, aquela que fazemos conosco (nossos pensamentos). Ela é de extrema importância para nosso bom humor, saúde e bem-estar.

Podemos colocá-la a nosso favor quando aprendemos como funcionamos, e uma boa terapia ajuda nesta questão. Enquanto a pessoa desconhece seu funcionamento pouco dominará suas emoções e terá dificuldade em conduzir-se ao objetivo desejado. Costuma estar mais “enrolada” nos relacionamentos.

OUTRO ARTIGO DE ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

VOCÊ É SAUDÁVEL OU TEM SAÚDE?

Bem sabem os que participaram conosco de nossos workshops a diferença que fizeram em suas vidas após aprender seu “funcionamento” e como fazer para sair-se de situações limitantes.

Aprender a falar “outras línguas” é algo imprescindível. Os relacionamentos fazem parte de nossas vidas, é algo inevitável. Portanto, aquele que tiver maior flexibilidade para mudanças, e aperfeiçoar a comunicação obterá maior sucesso em seus relacionamentos, ao passo que os mais acomodados continuarão obtendo os mesmos resultados que têm obtido.(Foto: br.blastingnews.com)

ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA

Psicopedagoga,Terapeuta Cognitivo Comportamental. Trainer em PNL,  Life & Executive Coach, licenciada em EMDR, Terapia dos Esquemas. Facilitadora licenciada da Educação Emocional Positiva. Consultório: Avenida Nove de Julho, 3575, sala 208 – Jundiaí (Maxime Office Tower). Whatsapp -(11) 9 9989 2462 

VEJA TAMBÉM

A IMPORTÂNCIA DO CARTÃO DE VACINAÇÃO PARA AS GESTANTES. VEJA VÍDEO COM A MÉDICA LUCIANE WOOD

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

NA FISK DA RUA DO RETIRO TEM CURSO DE LOGÍSTICA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI