A decisão do prefeito de Jundiaí de voltar atrás e retirar o projeto que aumentava em 25% o IPTU de Jundiaí causou grande repercussão na internet. Vereadores e também representantes da administração anterior também foram para a web comentar. O presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Gustavo Martinelli, do PSDB(mesmo partido do prefeito Luiz Fernando Machado), divulgou um vídeo nas redes sociais por volta das 18 horas no qual mostra o ofício do Executivo pedindo a retirada do projeto do aumento do IPTU da pauta da sessão que ocorreria hoje. Ele elogiou a humildade de Machado (abaixo)
Taha – O líder do governo na Câmara, vereador Faouz Taha (foto abaixo), divulgou a seguinte nota: “Não se faz política sem ouvir e entender os anseios da sociedade. Após dias escutando a população intensamente, nas ruas, no WhastApp, no gabinete, em todos os meios, nós vereadores levamos à prefeitura a insatisfação da maioria em relação à proposta de atualização do IPTU. Pelo diálogo, conseguimos sensibilizar o prefeito que acolheu as manifestações populares e entendeu por bem retirar o projeto.
Esta conquista mostra que o papel de um vereador não é simplesmente se declarar contra ou a favor de um projeto. Diante de um impasse, é preciso saber construir o melhor caminho entre as necessidades do Executivo e da população.
TODOS OS DETALHES SOBRE A POLÊMICA QUE TOMOU CONTA DE JUNDIAÍ NOS ÚLTIMOS DIAS
VÍDEO: DEPOIS DE VAIAS, PREFEITO RETIRA PROJETO DO AUMENTO DO IPTU
COMERCIANTES PROMETEM PRESSÃO CONTRA AUMENTO DO IPTU
NUMA AULA DE POLÍTICA LOCAL, LIGABÓ DIZ ‘NÃO’ AO AUMENTO DO IPTU
Agradeço a compreensão de todos que acompanham meu trabalho e me procuraram nestes últimos dias. Respeito as mensagens que recebi e a decisão do prefeito Luiz Fernando Machado. Na democracia a vontade da maioria deve sempre prevalecer!”
Ligabó – O vereador Wagner Ligabó, que não é da base aliada do prefeito, disse que conversou pela manhã com o prefeito e também com o secretário de Finanças, José Antônio Parimoschi. Também em vídeo, ele afirmou que explicou aos dois os problemas que o aumento poderia causar. A decisão de Machado foi tida como ‘sensata’ pelo vereador (abaixo).
Edicarlos – Outro vereador que não é da base de Luiz Fernando Machado, Edicarlos Vieira(abaixo), também usou as redes sociais para comemorar a retirada do projeto. “Não vai ter aumento do IPTU. A mobilização da população garante a retirada do projeto de lei da Câmara. #OTempoNãoPara”, escreveu.
Sartori – Usando páginas dos jornais online, inclusive do Jundiaí Agora, o ex-vereador e presidente do PDT, Gerson Sartori, deu os parabéns à sociedade local. “Os jundiaienses mostraram a sua força. O IPTU não vai subir”, afirmou através do Facebook.