REPRESA está com 82% da capacidade. Apesar da estiagem…

represa

Mesmo com a falta de chuvas, os moradores de Jundiaí não deverão se preocupar com um possível desabastecimento de água. Até a última quarta-feira(12), a represa estava com 82% da capacidade ou 7,6 bilhões de litros. É uma situação privilegiada já que cinco reservatórios do Alto Tietê apresentam queda significativa. A barragem de Biritiba, por exemplo, registrou o menor volume entre as represas daquela região, com 29,73% da capacidade. Água, em Jundiaí, não deverá faltar. Mas é importante que não haja desperdício. Confira a entrevista com o gerente de Eletromecânica e Operações da DAE Jundiaí, Leandro Lopes Ferro:

Qual é o nível da nossa represa hoje?

A represa registra, nesta quarta-feira (12), 82% da capacidade, o equivalente a 7,6 bilhões de litros de água.

Leandro, gerente de Eletromecânica e Operações da DAE

Vem apresentando queda acentuada nas últimas medições?

O índice é semelhante nas últimas medições, variando entre 82% e 84%. Em comparação ao mesmo período de 2023, quando registrávamos 88% da capacidade. O nível da represa apresenta alterações consideradas normais.  

Ainda estamos no outono. O inverno terminará só no dia 22 de setembro, quando as chuvas deverão voltar. A DAE está preocupada?

Não. Neste momento, além do rio Jundiaí Mirim (principal manancial de abastecimento de Jundiaí), a DAE utiliza a reversão do rio Atibaia, com o objetivo de garantir que o nível da represa se mantenha em condições operacionais.

Há quanto tempo não chove na cidade?

A última chuva registrada, de acordo com a equipe responsável pelo monitoramento da represa, ocorreu no dia 27 de maio (*considerando a chuva que cai na bacia, impactando no volume da represa).

Existe expectativa de chuvas fortes para as próximas semanas? Se sim, serão capazes de encher a represa novamente?

Não há previsão de chuvas para as próximas semanas.

 A população aderiu às várias campanhas de consumo consciente?

O uso consciente da água já é um hábito da população jundiaiense, mas é sempre bom relembrarmos o quanto isso é importante.

Quais dicas a DAE dá para os moradores de Jundiaí para economizar água?

São medidas simples, como escovar os dentes com a torneira fechada, tomar banhos rápidos, acumular roupas para ligar a máquina de lavar, retirar resíduos dos pratos e deixar a louça de molho na pia antes de lavar. Estar atento a vazamentos também é importante. Para isso, basta acompanhar a leitura no hidrômetro, realizando testes noturnos periodicamente.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES