REPRESA de Jundiaí chega a 55% de capacidade

represa

Em 20 de junho, início do inverno, a estação da estiagem, a represa de Jundiaí estava com 80% da capacidade. No dia 1º de setembro, a capacidade havia caído para70%(6,4 bilhões de litros). No dia 14 de setembro, o volume total chegava a 65%. Nesta terça-feira(1º), a capacidade do reservatório é de 55%, o que equivale a 5,1 bilhões de litros de água. Por outro lado, o consumo segue o mesmo: média de 1.800 litros por segundo.

Na última sexta-feira(27), choveu em Jundiaí e algumas cidades da região. Segundo a DAE, a chuva não alterou o nível da represa, que segue em condições operacionais e é monitorada diariamente. Além do rio Jundiaí Mirim, a DAE utiliza a reversão do rio Atibaia. Em função do tempo seco e escassas chuvas, o uso racional se faz necessário, motivo pelo qual a DAE realiza uma campanha junto aos clientes.

Recomendações – Jundiaí vem enfrentando e vencendo as crises hídricas nos últimos anos. A represa está aguentando os seguidos baques. Porém, isto não quer dizer que o desperdício está liberado. A DAE pede à população que utilize a água de forma racional e orienta para a adoção de medidas simples, como escovar os dentes com a torneira fechada, tomar banhos rápidos, acumular roupas para ligar a máquina de lavar, retirar resíduos dos pratos e deixar a louça de molho na pia, antes de lavar. Estar atento a vazamentos também é importante: para isso, basta acompanhar a leitura no hidrômetro, realizando testes noturnos periodicamente.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES