REPÚDIO: Polarização e ‘guerra santa’ marcarão sessão desta 3ª. Assista!

repúdio

A polarização e a ‘guerra santa’ que marcam as eleições deste ano deverão ser a tônica, daqui para frente, também na Câmara Municipal de Jundiaí. Na próxima sessão da Câmara de Jundiaí, terça-feira(30), duas moções de repúdio serão votadas. Uma, contra declarações do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva que teriam ofendido evangélicos. A outra condena declarações da vereadora de São Paulo, Sonaira Fernandes, e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, sobre purificação espiritual recebida por Lula durante uma cerimônia religiosa de matriz africana. A sessão contará ainda com uma proposta de emenda parlamentar, quatro projetos(sendo dois deles do prefeito Luiz Fernando Machado) e duas moções, além das duas de repúdio. Confira:

Na moção de repúdio 365/2022, o vereador Madson Henrique considera as declarações do ex-presidente Lula na rádio Super FM, de Minas Gerais, como “ofensivas e desrespeitosas”. Ele argumenta que Lula deu entrevista no último dia 17 e comentou resultados de pesquisa que apontam mau desempenho dele entre eleitores evangélicos. O levantamento afirma que Bolsonaro se elegeria no primeiro turno se dependesse apenas do voto dos evangélicos já que teria 52% da preferência entre este grupo. Lula contaria com 28%. O ex-presidente, afirma o parlamentar de Jundiaí, respondeu “não ser candidato de uma facção religiosa”. Para Madson, a resposta tem viés de intolerância religiosa, discriminação e ofensa ao rechaçar religiões ou ainda ofender pessoas por suas práticas religiosas ou crenças.  O vereador afirma que outras declarações do ex-presidente configuraram ato de pré-campanha.

LEIA O TEXTO COMPLETO DA MOÇÃO DE REPÚDIO DE MADSON HENRIQUE CLICANDO AQUI

Já a moção 366/2022, de autoria de Paulo Sérgio Martins, repudia as declarações de Sonaira Fernandes e da primeira-dama depois que Lula participou de cerimônia religiosa de matriz africana para purificação espiritual. Martins é umbandista. De acordo com o vereador, a publicação, originalmente da parlamentar de São Paulo e compartilhada pela mulher do presidente Jair Bolsonaro, traz Lula recebendo purificação espiritual em cerimônia de religião de matriz africana. “Lula já entregou sua alma para vencer essa eleição. Não lutamos contra a carne nem o sangue, mas contra os principados e potestades das trevas”, dizia um trecho da legenda que acompanhava a gravação. “Isso pode, né! Eu falar de Deus, não!”, escreveu Michelle no Instagram junto do conteúdo. Martins cita a repercussão negativa das declarações entre líderes de religiões afro-brasileiras e também da Frente Inter-Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns.

LEIA O TEXTO COMPLETO DA MOÇÃO DE REPÚDIO DE PAULO SÉRGIO MARTINS CLICANDO AQUI

Os outros itens que serão analisados nesta terça-feira:

Votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Lei Orgânica 166/2021, de Douglas Medeiros, que  assegura acessibilidade para plena participação de cidadãos nos Conselhos Municipais.

Projeto de Lei13.736/2022, do prefeito, instituindo o Plano de Bairro Novo Horizonte.  

Projeto de Lei 13.761/2022, do vereador Antônio Carlos Albino, que permite a interessados, em condições específicas, a instalação de lixeiras em áreas públicas.

Projeto de Lei 13.777/2022, de Faouaz Taha, regulando entrada ou permanência de animais domésticos em estabelecimentos comerciais que servem alimentos; e a utilização do termo “pet friendly”.

Projeto de Lei 13.783/2022, do prefeito, alterando a Lei 7.827/2012, que reformulou o Plano de Cargos, Empregos, Carreiras e Remuneração dos servidores da Prefeitura, redenominando-o “Plano de Cargos, Salários e Vencimentos”, para redefinir o cargo de Biologista em dois novos cargos: Biólogo e Biomédico.

LEIA OS DETALHES DA PROPOSTA DE EMENDA PARLAMENTAR, PROJETOS E MOÇÕES CLICANDO AQUI

VEJA TAMBÉM

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES