O Restaurante Chácara das Carpas foi durante muito tempo(39 anos exatamente), o mais elegante de Jundiaí. De propriedade do italiano Giandomenico Buccianti, abrigava reuniões dos clubes de serviço, recebia visitas ilustres e casamentos. Havia, no terreno, uma fonte de água mineral, que era engarrafada. Uma notícia da Folha da Manhã, de fevereiro de 1945, falava da água e relatava planos de Buccianti para construir um hotel no local, o que acabou não acontecendo(reproduções abaixo).



O restaurante fechou logo após a morte de Buccianti. Outros restaurantes usam ou usaram o nome Carpas, mas nunca chegaram perto do original, quer em qualidade, quer em charme. Era tão famoso que deu nome ao bairro onde se situava, o Jardim das Carpas.


O prédio foi demolido, e dele só restam lembranças, como as das fotos abaixo, do acervo do Prof. Maurício Ferreira: inicialmente, o restaurante ainda em funcionamento e depois já fechado, além de uma vista do lago, obtida a partir da residência de Giandomenico, que ficava no alto da propriedade, atrás do restaurante.(Texto: Vivaldo José Breternitz/jundiahy.blogspot.com)

O casal Giandomenico Buccianti e Maria Di Giovani Buccianti, fundadores do Restaurante Chácara das Carpas. Para o professor Maurício Ferreira – da página ‘Jundiaí Antiga em Fatos, Fotos e Versões’, a sobrinha do casal, Maria Antonieta Buccianti, fez um lindo relato sobre a saudade, nostalgia e momentos muito felizes vivido na adolescência, na casa dos tios.

O Restaurante Chacara das Carpas era tão requintado que recebia até artistas estrangeiros. Entre as décadas de 1940 e 1950, o tenor italiano Tito Schipa visitou o local. Na foto aparece ainda uma artista da Itália e o vereador João Cereser que hoje empresta o nome para uma rodovia. Foto Ideal/Piva. Acervo Cereser. Colorização Sérgio Borin.

O Restaurante Chácara das Carpas num lindo domingo nos anos 1970. O estabelecimento foi administrado durante décadas por Egydio Amadi e Júlio Bianchi. Na década de 1980, Amadi se aposentou, Bianchi morreu e o restaurante fechou as portas. Foto Zinho Baraldi.

No dia 16 de fevereiro de 1970, o restaurante sediou o 14º Congresso Brasileiro de Cerâmica. Arquivo Renatinha Maia
PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI
O professor Maurício Ferreira publicou várias fotos do imóvel que abrigou o Chácara das Carpas. As imagens são de 2004. Confira:



VEJA TAMBÉM
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES