Ícone do site Jornal Jundiaí Agora | Nada mais que a verdade | Notícias Jundiaí e Região, Jornal Jundiaí Agora, Jundiaí Notícias, Atualidades Jundiaí

RIOS Des.Cobertos; orquestra; exposição, Thaíde e muito mais!

Os rios da região continuam vivos e merecem ser (re)descobertos. É com esta proposta que o Sesc Jundiaí inaugura neste sábado(9), às 15h, a exposição Rios Des.Cobertos. Unindo tecnologia, artes e sustentabilidade, a mostra leva o visitante a navegar pelos cursos d´água encobertos pela urbanização. Em cartaz até 26 de agosto, tem visitação gratuita.

Interativa e sensorial, a exposição propõe uma viagem pelos rios da região. Por meio de projeção mapeada, leva ao público o processo de urbanização das cidades e as transformações ocorridas nas hidrografias originais das bacias dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí e Médio Tietê. Com maquetes em 3D é possível compreender o funcionamento sistêmico dos cursos d’água e as interferências humanas, além de conhecer uma extensa rede de rios e riachos encobertos por ruas e avenidas.

Com produção do Estúdio Laborg e Iniciativa Rios e Ruas, a instalação tem caráter educativo e ambiental. “Os rios são apresentados a partir de projeções organizadas em camadas, possibilitando uma experiência lúdica e ao mesmo tempo cheia de informações. Assim, o público pode não só descobrir os rios como também ter um entendimento das condições naturais das cidades e os desafios trazidos pelo desenvolvimento”, explica Deborah Dias, programadora do Sesc Jundiaí.

A exposição “Rios Des.Cobertos” pode ser visitada até 26 de agosto, de terça a sexta, das 09h às 21h, aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. O agendamento para grupos, para visitação com monitoria, pode ser realizado pelo e-mail agendamento@jundiai.sescsp.org.br. O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600. Informações: (11) 4583-4900.

A Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) abre a temporada 2018 com concerto neste sábado (09), a partir das 20h. A apresentação no Teatro Polytheama será também a primeira com a nova composição do corpo artístico, que homenageia em seu programa o artista ítalo-jundiainese Inos Corradin.

Para o programa deste sábado (09), estão programados os Hinos Nacional e de Jundiaí, respectivamente de Francisco Manuel da Silva e Hayde Mojola; “Preludio – Le dernier sommeil de la vierge”, de Jules Massenet; Concerto para piano em lá menor, de Felix Mendelssohn, que contará com a participação especial do pianista Horácio Gouveia; e a versão para Orquestra de Cordas do Quarteto de Cordas em mi menor, de Giuseppe Verdi.

Para a regente titular da OMJ, Claudia Feres, a programação da temporada foi pensada para o público. “As expectativas são grandes. A Orquestra espera que o público cresça cada vez mais em número e em envolvimento com o programa”. E acrescenta: “Contamos ainda com a parceria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, instituição que nos inspira, e homenagearemos o artista Inos Corradin, que empresta sua arte para ilustrar o nosso material, e a professora e escritora Sônia Cintra, falecida em fevereiro deste ano”.

Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do teatro, que fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, a partir desta sexta-feira (08), das 13h às 17h, e no sábado (09), das 14h até o horário do espetáculo. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (11) 4586-2472 e 4522-0770, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A exposição “Jardins Secretos, Alma!”, que marca a estreia da fotógrafa Cristina Hautz como artista plástica, será aberta neste sábado (9) no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.

Conhecida fotógrafa de Jundiaí, Cristina trabalhou na imprensa de São Paulo, Campinas e Jundiaí, e passou a se dedicar às artes plásticas em 2016. A exposição que chega agora ao Gabinete esteve nas comemorações do mês da mulher no Teatro Polytheama.

A mostra traz telas de vários tamanhos, usando técnica mista de acrílico puro e em diluição em composição com aquarela. Algumas telas receberam o nome de mulheres importantes na vida da artista, entre elas a avó, a mãe e a filha.

A exposição vai até o dia 30. O Gabinete fica na rua Cândido Rodrigues, 301, no centro.  Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 20 horas; sábados das 8h30 às 17h e das 8h30 às 12 horas.

No domingo, 16 horas, tem apresentação do Trio Tinetti, Montanha e Suetholz, no Teatro Polytheama. O espetáculo faz parte dos Concertos SJCA 2018. Classificação livre. Gênero: Erúdito. Duração de 120 minutos. Entrada é gratuita.

 

 

Neste domingo (10), Thaíde leva à Área de Convivência do Sesc Jundiaí seu novo trabalho: Vamo que Vamo que o Som não Pode Parar!. Considerado um dos mais representativos nomes da música rap no Brasil, o Mc (assista ao vídeo acima) mostra seu ritmo de mensagens fortes e batidas pesadas e dançantes. O show acontece às 18h, com entrada gratuita.

VEJA TAMBÉM

SENAC JUNDIAÍ PARTICIPA DE CIRCUITO DE BEBIDAS

As escolas, clubes e academias de dança jundiaienses interessadas em se apresentar no Teatro Polytheama pela temporada 2018 do Vitrine da Dança nos meses de novembro e dezembro devem fazer inscrição gratuita até o dia 3 de julho no departamento de Teatros da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). O endereço é rua Barão de Jundiaí, nº 176, Centro, com atendimento das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, excluindo feriados e pontos facultativos.

O Vitrine da Dança é uma proposta do Departamento de Teatros, com apoio da Câmara Setorial de Dança e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), e visa estimular a criação artística, democratizar as condições de produção, ofertar formação e revelar talentos da dança de diversos gêneros.

No ato da inscrição, a entidade interessada deve apresentar ficha de inscrição, solicitação de uso e termo de cessão remunerada preenchidos e assinados, comprovante de endereço no Município, alvará de funcionamento e projeto detalhado.

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) está com inscrições abertas para a seleção de voluntários para o Coral Municipal de Jundiaí. Vozes masculinas e femininas acima de 18 anos, com ou sem experiência musical, podem se inscrever até a sexta-feira (29) no Departamento de Cultura, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, Complexo Fepasa, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, excetuando-se feriados e pontos facultativos. No ato da inscrição, os voluntários interessados devem entregar ficha de inscrição preenchida, cópias de comprovante de residência recente e de RG.

A seleção de vozes e de suplentes será realizada por uma Comissão de Seleção composta por regente, diretor artístico e assistente, em data, local e horário informados ao candidato no ato da inscrição. Os testes vocais incluirão a avaliação de critérios como afinação, percepção melódica e rítmica e extensão vocal. Os selecionados integrarão o Coral por pelo menos um semestre e devem comparecer aos ensaios, realizados às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Sala dos Relógios do Complexo Fepasa.

Mais informações sobre as inscrições, a seleção das vozes, a composição do corpo artístico, o teste de seleção, e outros detalhes podem ser obtidos no edital UGC nº 05/2018, publicado nas páginas 36 e 37, da edição nº 4409 da Imprensa Oficial de 07 de junho de 2018, ou pelos telefones 4522-4727 ou 4521-6922.

O Coral Municipal é um corpo artístico que visa difundir o canto coral a fim de estabelecer o intercâmbio entre os artistas, revelar talentos e integrar os objetivos culturais no Município.

A Cia. Trapiche apresentará na próxima quarta-feira (13), o espetáculo o Auto da Barca do Inferno, pelo Projeto Escola. Serão duas sessões. A primeira, às 9h30. A última, 20 horas.
A classificação do espetáculo, uma tragicomédia, é para 12 anos. Duração: 60 minutos
Ingressos: Todos os setores R$ 50. Pacote escolar: R$ 18.

ASSISTA

TAINAN FRANCO ENTREVISTA BRASILEIRAS NA ILHA DA MADEIRA

 

Sair da versão mobile