Interativa e sensorial, a exposição propõe uma viagem pelos rios da região. Por meio de projeção mapeada, leva ao público o processo de urbanização das cidades e as transformações ocorridas nas hidrografias originais das bacias dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí e Médio Tietê. Com maquetes em 3D é possível compreender o funcionamento sistêmico dos cursos d’água e as interferências humanas, além de conhecer uma extensa rede de rios e riachos encobertos por ruas e avenidas.
Com produção do Estúdio Laborg e Iniciativa Rios e Ruas, a instalação tem caráter educativo e ambiental. “Os rios são apresentados a partir de projeções organizadas em camadas, possibilitando uma experiência lúdica e ao mesmo tempo cheia de informações. Assim, o público pode não só descobrir os rios como também ter um entendimento das condições naturais das cidades e os desafios trazidos pelo desenvolvimento”, explica Deborah Dias, programadora do Sesc Jundiaí.
A exposição “Rios Des.Cobertos” pode ser visitada até 26 de agosto, de terça a sexta, das 09h às 21h, aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. O agendamento para grupos, para visitação com monitoria, pode ser realizado pelo e-mail agendamento@jundiai.sescsp.
⇓
A Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) abre a temporada 2018 com concerto neste sábado (09), a partir das 20h. A apresentação no Teatro Polytheama será também a primeira com a nova composição do corpo artístico, que homenageia em seu programa o artista ítalo-jundiainese Inos Corradin.
Para o programa deste sábado (09), estão programados os Hinos Nacional e de Jundiaí, respectivamente de Francisco Manuel da Silva e Hayde Mojola; “Preludio – Le dernier sommeil de la vierge”, de Jules Massenet; Concerto para piano em lá menor, de Felix Mendelssohn, que contará com a participação especial do pianista Horácio Gouveia; e a versão para Orquestra de Cordas do Quarteto de Cordas em mi menor, de Giuseppe Verdi.
Para a regente titular da OMJ, Claudia Feres, a programação da temporada foi pensada para o público. “As expectativas são grandes. A Orquestra espera que o público cresça cada vez mais em número e em envolvimento com o programa”. E acrescenta: “Contamos ainda com a parceria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, instituição que nos inspira, e homenagearemos o artista Inos Corradin, que empresta sua arte para ilustrar o nosso material, e a professora e escritora Sônia Cintra, falecida em fevereiro deste ano”.
Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do teatro, que fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro, a partir desta sexta-feira (08), das 13h às 17h, e no sábado (09), das 14h até o horário do espetáculo. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (11) 4586-2472 e 4522-0770, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
⇓
Conhecida fotógrafa de Jundiaí, Cristina trabalhou na imprensa de São Paulo, Campinas e Jundiaí, e passou a se dedicar às artes plásticas em 2016. A exposição que chega agora ao Gabinete esteve nas comemorações do mês da mulher no Teatro Polytheama.
A mostra traz telas de vários tamanhos, usando técnica mista de acrílico puro e em diluição em composição com aquarela. Algumas telas receberam o nome de mulheres importantes na vida da artista, entre elas a avó, a mãe e a filha.
A exposição vai até o dia 30. O Gabinete fica na rua Cândido Rodrigues, 301, no centro. Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 20 horas; sábados das 8h30 às 17h e das 8h30 às 12 horas.
⇓
No domingo, 16 horas, tem apresentação do Trio Tinetti, Montanha e Suetholz, no Teatro Polytheama. O espetáculo faz parte dos Concertos SJCA 2018. Classificação livre. Gênero: Erúdito. Duração de 120 minutos. Entrada é gratuita.
⇓
Neste domingo (10), Thaíde leva à Área de Convivência do Sesc Jundiaí seu novo trabalho: Vamo que Vamo que o Som não Pode Parar!. Considerado um dos mais representativos nomes da música rap no Brasil, o Mc (assista ao vídeo acima) mostra seu ritmo de mensagens fortes e batidas pesadas e dançantes. O show acontece às 18h, com entrada gratuita.
⇓
VEJA TAMBÉM
SENAC JUNDIAÍ PARTICIPA DE CIRCUITO DE BEBIDAS
⇓
As escolas, clubes e academias de dança jundiaienses interessadas em se apresentar no Teatro Polytheama pela temporada 2018 do Vitrine da Dança nos meses de novembro e dezembro devem fazer inscrição gratuita até o dia 3 de julho no departamento de Teatros da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). O endereço é rua Barão de Jundiaí, nº 176, Centro, com atendimento das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, excluindo feriados e pontos facultativos.
O Vitrine da Dança é uma proposta do Departamento de Teatros, com apoio da Câmara Setorial de Dança e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), e visa estimular a criação artística, democratizar as condições de produção, ofertar formação e revelar talentos da dança de diversos gêneros.
No ato da inscrição, a entidade interessada deve apresentar ficha de inscrição, solicitação de uso e termo de cessão remunerada preenchidos e assinados, comprovante de endereço no Município, alvará de funcionamento e projeto detalhado.
⇓
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) está com inscrições abertas para a seleção de voluntários para o Coral Municipal de Jundiaí. Vozes masculinas e femininas acima de 18 anos, com ou sem experiência musical, podem se inscrever até a sexta-feira (29) no Departamento de Cultura, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, Complexo Fepasa, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, excetuando-se feriados e pontos facultativos. No ato da inscrição, os voluntários interessados devem entregar ficha de inscrição preenchida, cópias de comprovante de residência recente e de RG.
A seleção de vozes e de suplentes será realizada por uma Comissão de Seleção composta por regente, diretor artístico e assistente, em data, local e horário informados ao candidato no ato da inscrição. Os testes vocais incluirão a avaliação de critérios como afinação, percepção melódica e rítmica e extensão vocal. Os selecionados integrarão o Coral por pelo menos um semestre e devem comparecer aos ensaios, realizados às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Sala dos Relógios do Complexo Fepasa.
Mais informações sobre as inscrições, a seleção das vozes, a composição do corpo artístico, o teste de seleção, e outros detalhes podem ser obtidos no edital UGC nº 05/2018, publicado nas páginas 36 e 37, da edição nº 4409 da Imprensa Oficial de 07 de junho de 2018, ou pelos telefones 4522-4727 ou 4521-6922.
O Coral Municipal é um corpo artístico que visa difundir o canto coral a fim de estabelecer o intercâmbio entre os artistas, revelar talentos e integrar os objetivos culturais no Município.
⇓
A Cia. Trapiche apresentará na próxima quarta-feira (13), o espetáculo o Auto da Barca do Inferno, pelo Projeto Escola. Serão duas sessões. A primeira, às 9h30. A última, 20 horas.
A classificação do espetáculo, uma tragicomédia, é para 12 anos. Duração: 60 minutos
Ingressos: Todos os setores R$ 50. Pacote escolar: R$ 18.
ASSISTA
TAINAN FRANCO ENTREVISTA BRASILEIRAS NA ILHA DA MADEIRA