RISCO ALTO: Estudo apontará áreas e obras no São Camilo

risco alto

A Imprensa Oficial de Jundiaí do último dia 5 publicou tomada de preços para contratação de empresa que fará projeto de redução de risco alto no núcleo urbano informal do jardim São Camilo. A Fundação Municipal de Ação Social(Fumas) informou que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) fez um estudo no bairro e encontrou áreas de deslizamentos potencialmente perigosas para os moradores. Não foram informadas quantos locais são e onde exatamente ficam já que o levantamento apresenta as áreas “de forma genérica”. Só com o projeto será possível detalhar os pontos críticos e quais intervenções serão realizadas. Após a entrega do projeto será aberta licitação para o início das obras.

Segundo a Fumas, o IPT apresentou estudo técnico ambiental feito no São Camilo entre à Prefeitura de Jundiaí neste ano. A análise apontou “algumas áreas com alto risco(R3) com potencialidade de desenvolvimento de processo de escorregamentos, podendo trazer riscos. A Fundação Municipal de Ação Social licitou serviços de projeto de redução deste risco. A empresa fará levantamento nos espaços indicados, além de diagnósticos dos casos pertinentes, apresentando projeto detalhado do que deverá ser feito e quais obras serão necessárias”, explicou a Fumas através de nota.

Não é de hoje que os moradores do São Camilo sofrem quando chove mais forte. Entre dezembro de 2021 e fevereiro deste ano, três ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil de Jundiaí. No dia 16 de dezembro, após mais de 127 mm de chuva em 24 horas, os agentes da Defesa Civil com apoio de técnicos do IPT, mantiveram interditadas quatro casas. Uma desabou e outras três corriam risco de ter o mesmo destino. Das quatro famílias, apenas uma aceitou o auxílio-moradia de R$ 850.

Já no dia 1º de fevereiro, um deslizamento de terra resultou na interdição da área de lazer da Viela do Pelé. A terra atingiu parte do campo de futebol e faixas de interdição foram colocadas no equipamento. A interdição foi preventiva. No dia seguinte, a Defesa Civil fez nova vistoria nas moradias e áreas de risco do São Camilo. Um imóvel da rua José Maria Whitaker foi interditada na ocasião.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES