Rogério Souza, do partido Novo e que está fazendo o curso do RenovaBR, está participando do processo seletivo do partido. O cargo que ele pretende disputar é o de prefeito. Para ele, os eleitores estão cada vez mais críticos. A segunda parte da entrevista Souza(na foto, em pé):
Você será candidato nas eleições municipais de 2020? Vereador? Prefeito?
Eu estou no processo seletivo para Prefeito de Jundiaí. O Novo é muito rigoroso no processo seletivo e é o único que escolhe seus candidatos dessa forma, assim, garante isenção na escolha, sem apadrinhamentos, sem indicações. Eu costumo dizer que o Novo não é um partido que tem dono. O processo seletivo também funciona como um curso preparatório, com aulas a distância, provas e entrevistas em que o candidato tem que defender suas ideias e demonstrar um mínimo de preparação para a função, sem contar que é o único partido que não aceita candidatos e filiados que não sejam ficha limpa. Com a formação do Instituto Novo Brasil – o partido poderá se dedicar ainda mais na formação dos seus candidatos.
Acredita que os eleitores vão procurar candidatos que se preocuparam em passaram por uma qualificação como esta?
Sim. O eleitorado está cada vez mais crítico. A população de modo geral está percebendo a importância de acompanhar a política e ter candidatos com preparação é fundamental para que exerçam bem suas funções.
Não acha que os eleitores brasileiros também deveriam passar por uma experiência assim?
Sim. Eu defendo que haja a formação nas escolas em Educação Econômica, aprendizado Básico de Direito e noções de Política e Processo Eleitoral. Incluir essas matérias nas grades curriculares dos últimos anos do ensino médio pode ajudar em muito a conscientização da população e certamente vai gerar um salto na qualidade de Democracia do Brasil.
MAIS RENOVABR
PARA ROGÉRIO SOUZA, POPULAÇÃO NÃO QUER MAIS VICIADOS NA VELHA POLÍTICA
CANDIDATOS E ELEITORES DEVERIAM SER QUALIFICADOS AFIRMA MARCELO LO MONACO
POLÍTICA PARTIDÁRIA: PARA LO MONACO, O BRASIL TEM DE ENCARAR O PROBLEMA
CARLOS LOPES ACHA QUE FALTA DIVERSIDADE NA CÂMARA DE JUNDIAÍ
POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS, NO RENOVABR, A UNIÃO DOS DOIS CONCEITOS, SEGUNDO CARLOS LOPES
PARA EDNEY, COM ATUAIS POLÍTICOS NÃO HAVERÁ MUDANÇA NA POLÍTICA
ALUNO ACREDITA QUE ELEITOR DESCARTA DEMAGOGIAS BARATAS
Nas eleições de 2016 Jundiaí teve quase 400 candidatos a vereador. Vocês não chegam a 10. Como pode haver uma mudança onde a maioria absoluta não se renovou?
As eleições para vereador possuem características muito peculiares, de proximidade com as pessoas dos bairros, das classes de trabalho, dos meios de convivência dos candidatos – é a eleição mais difícil que existe frente ao elevado número de candidatos. Por isso acredito que a pulverização e os diversos níveis culturais dos eleitos estarão se mantendo na eleição de 2020. As mudanças propostas pelo RenovaBr já estão surtindo efeito positivo com os deputados que foram eleitos em 2018, essa renovação acontecerá aos poucos, mas também irá depender muito de como a população estará acompanhando essas mudanças. Estou muito otimista com essa renovação e com a possibilidade de ter políticos melhores em Jundiaí em 2020.
Para quem não seguir no curso: a primeira fase apenas será algo atrativo para os eleitores? Já é um diferencial para vocês utilizarem na campanha?
Certamente já um diferencial. O aprendizado é muito extenso e o desenvolvimento de conhecimentos e aptidões é de um excelente nível.
VEJA TAMBÉM
ANTIVACINA: MOVIMENTO É TEMA DE CAFÉ FILOSÓFICO NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
QUER SABER COMO É A FISK DA VILA VIRGÍNIA, NA RUA DO RETIRO? ENTÃO, ASSISTA AO VÍDEO!!!
COMO EVITAR A CANDIDÍASE, GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD?
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI