Nesta quarta-feira(16), a Câmara Municipal de Jundiaí votará projeto que cria a Rota da Cerveja Artesanal. A proposta é de autoria dos vereadores Faouaz Taha, Daniel Lemos e Paulo Sérgio Martins. Segundo a justificativa deles, “a criação desse novo roteiro, além dos já existentes e oficializados, decorre do fato de que a produção de cerveja artesanal também tem crescido em Jundiaí e região, gerando empregos, renda, oportunidade e fomento ao turismo local, pois essas cervejarias recebem muitos turistas aos finais de semana, e com a rota oficializada será uma forma de valorizar essa produção e incentivar esse tipo de turismo e de identificar quais são essas produtoras contribuindo para a organização desse setor na cidade”
Na verdade, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Fomento ao Turismo, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), vem divulgando a Rota da Cerveja Artesanal desde setembro passado, inclusive abrindo inscrições para produtores locais que desejavam fazer parte do projeto. Paralelamente foi feito mapeamento de atrativos para essa nova rota. Foram cadastradas as cervejarias artesanais com fábrica própria, cervejarias ciganas, brew pubs, bares de cervejas artesanais e lojas de insumos para produção.
“A cerveja artesanal possui um lema: beba menos, beba melhor. Esse nicho possui um papel muito importante no turismo, pois estamos vivendo uma época em que as pessoas buscam por experiências diferentes. E a cerveja artesanal não é só o líquido, mas também a experiência”, comenta Charles Henrique da Cruz, fundador do Polo Cervejeiro de Jundiaí.
As cervejarias utilizam ingredientes inusitados, algumas trazem insumos locais em suas receitas, e todas proporcionam uma experiência nova e diferente. Algumas possuem atendimento direto ao público, outras contam com harmonizações gastronômicas, shows ao vivo, visitação as fábricas, explicação do processo de fabricação, entre outras atividades. “A criação de uma rota cervejeira irá auxiliar muito os produtores e donos de estabelecimentos, principalmente por contar com a ampla divulgação da Prefeitura de Jundiaí. No total, possuímos 11 associados ao Polo Cervejeiro que fabricam a própria cerveja”, completa.
A Rota da Cerveja Artesanal passará a compor o conjunto de Rotas Turísticas de Jundiaí, ampliando a oferta turística local. “As Rotas Turísticas, hoje, concentram o maior conjunto de atrativos e de fluxo turístico do município. Com mais uma Rota Turística, fomentamos ainda mais o turismo em Jundiaí, aumentando e diversificando as opções de experiências para turistas que visitam nossa cidade, além de atrairmos um segmento de público que só cresce, que é o público da cerveja artesanal. Nosso município só ganha com mais essa iniciativa”, afirma a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.
Além da Rota da Cerveja Artesanal, o Departamento de Fomento ao Turismo está realizando mapeamento de uma nova rota rural, que irá contemplar a região dos bairros do Currupira, Fernandes, Pinheirinho, chegando até a região dos bairros do Champirra e Rio Acima. “A proposta é desenvolver mais uma rota também nessa região, que tem crescido em número de atrativos diversificados e que já é reconhecida como região de cicloturismo. Novos empreendimentos estão surgindo para atender este perfil e atrair outros, o que amplia ainda mais a possibilidade de crescimento do fluxo turístico de Jundiaí”, informa a diretora.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES