Desde a criação das Rotas Turísticas de Jundiaí, na década passada, os empreendimentos envolvidos nesta atividade tiveram crescimento médio de 20% no número de visitantes. Hoje, a cidade conta com oito rotas, cinco delas consideradas rurais. A Prefeitura já está estudando o desenvolvimento da Rota dos Sabores, que incluirá das regiões do Corrupira, Fernandes, Rio Acima, Champirra, São José da Pedra Santa e adjacências e a Rota Afro, que tem como foco valorizar a história e memória da comunidade afrojundiaiense.
Até o final do ano passado, a cidade contava com 3.500 empresas com CNAE(Classificação Nacional das Atividades Econômicas) ligadas ao turismo e que geraram 9.493 empregos diretos. O turismo representou 5,40% do número total de empregos de Jundiaí. Em 2023, 1,2 milhão de pessoas visitaram a cidade. Destas, 70% estiveram em empreendimentos rurais. No total, a cidade tem 200 atrativos turísticos sendo que 84 ficam nas rotas rurais. A arrecadação do ISS Turismo foi de pouco mais de R$ 14 milhões. A renda gerada pelo setor, US 173 milhões. A taxa média de ocupação na rede hoteleira foi de 63,5%
De acordo com o Departamento de Fomento ao Turismo, órgão ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), as rotas turísticas têm como foco e objetivo organizar a oferta turística de Jundiaí, demonstrando ao visitante a ampla diversidade de opções que a cidade oferece e convidá-lo a retornar em outras oportunidades para conhecer outros locais.
Entre as ações para crescimento do segmento estão a manutenção das redes sociais, gerenciamento de conteúdo on-line, ações de press-tours com imprensa focada em turismo, famtours, entre outras. O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, reforça que o turismo rural de Jundiaí é um importante impulsionador de renda e empregos para o município. “Mais de 70% do fluxo turístico de Jundiaí é motivado pelas nossas opções rurais. A cidade também é tricampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Rural”, lembra
“A uva, o vinho, a gastronomia, a história das famílias são componentes importantes dos atrativos. Trata-se de uma ferramenta importante para o fortalecimento de empreendimentos rurais, uma vez que cria mais uma fonte de renda para os mesmos, gera empregos e melhora a qualidade de vida da comunidade”, conclui o gestor.
Quem quiser conhecer as rotas, suas histórias e atrativos, pode clicar aqui.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES