Segundo a Prefeitura de Jundiaí, pesquisas realizadas junto aos empreendedores, a partir da criação das rotas turísticas na administração passada, o fluxo de visitantes aumentou em torno de 15%. “Naturalmente, este fluxo tem trazido reflexos positivos para estes empreendimentos, por meio da comercialização de subprodutos e incentivo ao consumo dos serviços oferecidos, sejam serviços de alimentação, visitas monitoradas etc”, diz a nota da assessoria de imprensa do Executivo.
O levantamento de informações de fluxo é realizado anualmente pelo Departamento de Fomento ao Turismo, por meio de pesquisa realizada em cada um dos empreendimentos turísticos que compõe as Rotas.
O fluxo turístico mais intenso em Jundiaí, hoje, acontece aos finais de semana. Sabe-se que somente a região da Rota da Uva (Caxambu e adjacências/foto acima Artur Henrique), recebe cerca de 9 mil turistas por final de semana. Embora, sempre se tenha acreditado que o fluxo local era marcado pelo turista de negócios, as pesquisas demonstram que somente 30% do número de turistas que vem a cidade, vem a negócios.
Assim, 70% dos visitantes são turistas de lazer, que buscam a cidade para desfrutar das diversas opções de turismo rural, gastronomia diversificada, produção de vinhos, visita a parques, entre outras opções.
Mais números: No site www.turismo.jundiai.sp.gov.br, a última estatística divulgada refere-se ao ano de 2014 quando Jundiaí recebeu quase 121 mil turistas de negócios e 339 mil turistas de lazer (abaixo).
Em dezembro de 2013, 6.488 pessoas atuavam diretamente na área de turismo, o que significavam 25.952 empregos gerados indiretamente no segmento. Entre empregos diretos e indiretos, o turismo ocupava 6,88% da população jundiaiense.
Durante o ano de 2014, foi identificada a criação de 49 novos empreendimentos na área de turismo, sendo responsáveis pela geração direta de mais 454 empregos no setor, ampliando para 6.942 o número de empregos diretos no turismo.
É sabido que turistas e visitantes são responsáveis por uma sensível injeção de recursos na economia do município. Em média, conforme dados do Ministério do Turismo, um turista de negócios tem um gasto diário de U$ 120 enquanto turistas de lazer gastam U$ 70,53. Ainda conforme dados do Ministério do Turismo, o turista de negócios tem permanência média de três dias no destino, enquanto o turista de lazer permanece um dia. Levando em consideração estes dados, é possível projetar que somente em 2014, foram injetados U$ 67.408.470 na economia da cidade, a partir dos gastos dos turistas que estiveram em Jundiaí ao longo do ano.