Jundiaí criará mais duas ROTAS TURÍSTICAS com R$ 550 mil do Estado

Jundiaí agora é considerada uma cidade de interesse turístico e, por este motivo, passará a receber R$ 550 mil por ano para utilizar nesta área. A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio do Departamento de Fomento ao Turismo informa que a verba será usada em projetos. Alguns estão definidos: a criação de duas rotas turísticas que se somarão às outras quatro já existentes. Uma delas será na região do Caxambu.

Na semana passada, o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Michele Pala(foto acima),  e apresentou o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí para o fomento ao turismo local. Segundo o prefeito, “a proposta de criar e estruturar um distrito turístico temático, formado pelos bairros do Caxambu, Colônia, Toca, Roseira e vizinhança foi bem avaliada pelo cônsul”. Machado disse que o projeto, gerará empregos e renda. Além disso, há o interesse que este recurso complemente o orçamento, possibilitando a realização do Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí e ainda que seja investido em sinalização turística e capacitação. Sobre a exploração da Serra do Japi, a UGAAT informa que estão ocorrendo várias discussões sobre o tema sempre vinculando a preservação e o potencial turístico da reserva.

O dinheiro, de acordo com a unidade, reforçará o orçamento já existente para atender todas as demandas atuais. O orçamento do turismo, atualmente, somando-se os recursos da Festa da Uva, principal evento da cidade, os recursos investidos em outros eventos turísticos e os recursos previstos para projetos gira em torno de 1,5 milhão, anualmente. A maior parte do recurso é investido na Festa da Uva. É por isto que os R$ 550 mil são tão importantes eles vão complementar outras ações já desenvolvidas.

VEJA TAMBÉM:

GRUPO DA PREFEITURA TRABALHA PARA CONSOLIDAR PERFIL EMPREENDEDOR DE JUNDIAÍ

Terra da uva e de outras coias – Existe uma grande preocupação da UGAAT para que Jundiaí não seja vista pelo restante do país apenas como a Terra da Uva. Várias ações já estão sendo feitas, entre elas, a divulgação de todo o conjunto de atrativos que a cidade oferece por meio de mídias sociais e pelo site www.turismo.jundiai.sp.gov.br e ainda com atividades com com o Circuito das Frutas e a Secretaria de Turismo do Estado, através da participação nos principais eventos de divulgação do segmento, realizados pelo trade turístico, como Feira Nacional de Turismo, WTM, Festival de Turismo de Gramado, AVIESP, entre outros eventos.