Sábado é o Dia D da vacinação contra vírus INFLUENZA

Sábado é o Dia D da vacinação contra o vírus Influenza: idosos a partir de 60 anos, gestantes, crianças entre 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), puérperas (até 45 dias do parto) e educadores (professores, Agente de Desenvolvimento Infantil, auxiliares de classe, coordenadores e diretores) devem ser imunizados. O Dia D acontecerá em todo Brasil.

Em Jundiaí, as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Agapeama, Central, Jardim Guanabara, Vila Hortolândia, Morada das Vinhas, Jardim Novo Horizonte, Vila Rami, Jardim Tamoio e Jardim Tarumã, das 8h às 17h. É importante apresentar a carteira de vacinação ou um documento com foto.

VEJA TAMBÉM:

EM JUNDIAÍ, VENDAS DO DIAS DAS MÃES DEVEM CRESCER 5%

A expectativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde é aumentar a procura pela vacina, especialmente entre as crianças que, considerando os públicos-alvos, são que apresentam menor cobertura vacinal. “Contamos com o compromisso dos pais em levar seus filhos para se proteger contra uma doença, cuja maior prevenção continua sendo a vacina”, ressalta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

A vacina é trivalente e protege contra as Influenzas A, tipos H1N1, H3N2 e Influenza B.

É importante lembrar que a vacina contra a gripe, além de segura, é capaz de reduzir as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza. (foto acima Tânia Rêgo/Agência Brasil – texto assessoria de imprensa)