SANEAMENTO 100%: DAE estuda novas redes de água e esgoto

SANEAMENTO

Com o objetivo de levar redes de água e esgoto a regiões ainda não atendidas no município e atingir a universalização do saneamento, a DAE Jundiaí deu início ao plano altimétrico cadastral para elaboração dos projetos executivos de extensão de interceptor, rede coletora de esgoto, redes de distribuição de água e adutoras. Todos os bairros e ruas públicas que ainda não contam com redes de água e esgoto, no presente momento, serão incluídos no levantamento.

Atualmente, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), de 2018, 99,07% da população de Jundiaí conta com rede de água, já em relação à rede de esgoto, o benefício chega a 98,23% dos moradores. Além disso, 100% do esgoto coletado passa por tratamento. Em extensão, a rede de abastecimento de água da cidade tem 1.922,80 quilômetros e a de esgoto, 983,45 quilômetros. Agora, Jundiaí busca o atendimento universalizado no município.

“Jundiaí tem se mantido no topo dos principais rankings de saneamento nacional, o que demonstra a efetividade dos investimentos colocados em prática ao longo dos anos. Não fugimos dessa responsabilidade: de 2017 até agora, investimos R$ 34 milhões para a implantação de novas redes”, aponta o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado(foto abaixo). “Saúde, setor prioritário da gestão, está diretamente ligado com saneamento. Os investimentos que fazemos para a universalização do acesso à água tratada e coleta de esgoto têm efeitos práticos nos gastos públicos com saúde”, destaca.

O diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares(foto acima), comenta que a DAE é referência em saneamento no Brasil, mas observa que ainda é necessário avançar. “A ideia do projeto é exatamente entendermos com precisão o que será necessário para chegar a estes locais, levando água e esgoto a porta da casa destes moradores”, afirma.

De acordo com a Diretoria de Operações da DAE, áreas onde há loteamentos em vias de regularização também serão contempladas com os estudos. “Quando recebermos os projetos executivos, vamos avaliar em conjunto como serão organizados os processos licitatórios. Para isso, precisaremos avaliar a disponibilidade financeira futura e inclusive os casos nos quais teremos parceria com a comunidade”, explica o diretor da área, Valter Maia.

As empresas Lewale Engenharia e Consórcio TG serão responsáveis pelo plano, que deve ser concluído em dez meses. O investimento é de R$ 1,3 milhão.

Conquista – A administração tem se empenhado em levar redes de água e esgoto a diversas regiões da cidade. Somente nos últimos três anos, bairros como Vale Verde, Ponte Alta, Medeiros, Roseira, Fernandes, Tijuco Preto, Toca, Água Doce, Traviú e Poste receberam obras da DAE.

Entre eles, está a travessa Duilio Fontebasso, no bairro da Roseira, onde estão em implantação 577 metros de redes de água e 585 metros de redes de esgoto. “Além de valorizar os imóveis, a chegada do saneamento eleva nossa autoestima. Foi um presente, uma conquista”, avalia o morador Gelson Miguel.

No Vale Verde, na região do Ivoturucaia, as obras de água e esgoto foram entregues em dezembro de 2018. Moradora do bairro há 25 anos, Maria Helena de Oliveira Franco comemora a conquista. “Batalhei muito para ter a rede de água e esgoto. Foram anos pedido caminhão pipa e limpeza de fossa, mas não desisti e agora já desfrutamos da rede pública. Estou feliz com essa vitória”, conclui.

“Trilha das Águas” – A DAE Jundiaí e o Parque da Cidade promovem, no dia 22 de março, o evento “Trilhas das Águas”. A ação, realizada em parceria com o Sesi, visa atender o projeto de trabalho socioambiental realizado pelo Serviço Social da DAE, em função de investimentos do governo federal em obras de saneamento na cidade.

Duas atividades serão realizadas neste dia, no Parque da Cidade. Uma delas são jogos socioambientais, que terão entrada livre e ocorrerão das 9 às 12 horas. A segunda é um Trekking, modalidade esportiva conhecida como “enduro a pé”, que terá início às 8 horas e requer inscrição prévia.

Até 50 equipes de trekking, composta por no máximo cinco integrantes, com idade mínima de 7 anos (no caso de menores de 18 anos, acompanhados pelos pais ou responsáveis), poderão participar. Quem quiser concorrer, deve fazer a inscrição gratuita entre os dias 3 e 17 de março, na secretaria do Sesi Jundiaí (localizado na avenida Antônio Segre, 695, Jardim Brasil). Para isso, é necessário levar RG e CPF de todos os membros da equipe. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h10 às 19 horas, e aos finais de semana, das 8h10 às 16h50.

“Pedimos que cada equipe faça uma doação de um ‘kit Solidariedade’, composto por cinco itens de higiene pessoal, como, por exemplo, um pacote de papel higiênico, um sabonete, uma pasta de dente, um shampoo e um condicionador. Os kits serão destinados a entidades assistenciais do município”, detalha o diretor superintendente Técnico Administrativo da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.

Cada participante receberá uma camiseta, que será entregue no dia da prova, das 6 às 7 horas, mediante apresentação de documento original com foto, além de um “kit orientação”, com bússola, planilha e GPS, que será devolvido ao final do evento.

As equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão troféus e todos que cruzarem a linha de chegada ganharão medalhas. O regulamento com as regras do Trekking Trilhas das Águas está disponível no daejundiai.com.br. Textos: assessoria de imprensa da DAE Jundiaí.

VEJA TAMBÉM

QUEM PODE SER VÍTIMA DO CORONAVÍRUS? MÉDICA EXPLICA TUDO. VEJA VÍDEO CLICANDO AQUI!

SPEED: NA FISK DA VILA VIRGÍNIA, INGLÊS EM APENAS 18 MESES

SETE DICAS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA PARA VOCÊ BOMBAR NOS ESTUDOS

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI