Às vésperas do Dia Mundial da Saúde, a saúde mental se destaca como um dos temas mais urgentes e transformadores no ambiente corporativo e na sociedade. Reflexões recentes, incluindo discussões no SXSW 2025, o maior festival de inovação, comportamento humano e negócios de âmbito global, e eventos realizados no Brasil, reforçam a importância de equilibrar bem-estar e empatia para construir conexões genuínas e alcançar produtividade sustentável.
No SXSW 2025, o conceito de saúde social foi amplamente debatido, destacando como conexões verdadeiras são fundamentais para o bem-estar coletivo. Este conceito vai além do cuidado individual com a mente — é sobre fortalecer laços com quem está ao nosso redor, criando redes de apoio tanto em ambientes pessoais quanto organizacionais.
Contudo, a empatia vivenciada sem limites pode se tornar uma ameaça ao equilíbrio emocional. Estudos da revista The Lancet alertam que pessoas altamente empáticas estão mais propensas ao burnout no trabalho, pois absorvem ansiedades alheias e enfrentam exaustão emocional. Estabelecer limites claros e aprender a dizer “não”, são passos essenciais para preservar a saúde mental e manter a empatia sustentável.
Em março, importantes eventos abordaram questões práticas e estratégicas relacionadas à saúde mental e bem-estar. Em Jundiaí ocorreu o 2º Encontro de Saúde Mental nas Organizações realizado pela Orion Saúde Mental. Já o evento Imersão Estratégica: do zero ao Programa Estruturado de Saúde Mental da Vittude, foi realizado em São Paulo, e contou com especialistas que reforçaram a importância de integrar saúde mental como estratégia:
- Reflexões sobre autenticidade e conexões humanas na palestra do Maestro de Ambientes, Álvaro Lages, marcaram os participantes. Já a professora Miryam Maziero, destacou ferramentas práticas, como o COPSOQ, para mapear riscos e implementar medidas preventivas no encontro de Jundiaí/SP.
- O impacto do presenteísmo, absenteísmo e rotatividade foi discutido como entraves à produtividade. A Imersão apresentou programas personalizados de saúde mental como soluções estratégicas.
Além disso, o Vittude Summit mostrou exemplos de empresas como a Apsen Farmacêutica, que humanizam processos e obtêm resultados significativos ao investir em saúde e bem-estar, principalmente quando se trata do onboarding e offboarding.
A saúde mental não é somente responsabilidade do RH: é prioridade para líderes, investidores e consumidores. Dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho revelam que 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem de burnout, e o custo dessa negligência vai muito além do financeiro. Reduzir exaustão, aumentar produtividade e fortalecer a marca empregadora são ações indispensáveis para organizações que buscam crescimento sustentável.
Para implementar essa abordagem, tanto profissionais quanto empresas devem adotar medidas práticas:
- Profissionais: Priorizar o sono, limitar estímulos, e estabelecer limites claros entre vida pessoal e profissional.
- Empresas: Treinar lideranças, promover segurança psicológica, e reduzir reuniões desnecessárias, incentivando pausas regulares.
Neste Dia Mundial da Saúde, somos convidados a refletir: sua organização está preparada para liderar essa transformação, cuidando da mente e fortalecendo laços genuínos?
A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entra em vigor em maio de 2025, reforça a importância de implementar programas estruturados para gerenciar riscos psicossociais. Esse marco regulatório destaca que a saúde mental deve ser uma prioridade estratégica, conectando líderes, colaboradores e práticas organizacionais em uma transformação essencial para o mercado competitivo.
E agora, o que vem pela frente? Que tal introduzir na sua empresa temas como produtividade sustentável? Capacitar lideranças, alinhar as áreas de RH e implementar programas de saúde e bem-estar baseados na NR-1 são passos fundamentais para uma transformação que beneficia empresas e pessoas.

DANY MORAES
Consultora de Projetos de Recursos Humanos e Educação Corporativa. Atua na área de Gente & Gestão há 20 anos, com especializações em Felicidade e Qualidade de Vida no Trabalho, Inteligência Emocional e Líder Coach. Contatos: E-mail: dany.moraes@gmail.com. Instagram: @soudanymoraes. LinkedIn: daniela-moraes-marques.WhatsApp: 11 982659384. Acesse também: @sejaexpandente e (Foto ao lado: Tris Nogueira – Foto principal: Christina Morillo/Pexels)
SAIBA MAIS SOBRE GENTE & GESTÃO
Gente e Gestão é uma expressão que se refere ao conjunto de práticas, políticas e processos relacionados à gestão de pessoas dentro de uma organização, engloba todas as atividades e estratégias voltadas para o desenvolvimento, motivação, engajamento e bem-estar dos colaboradores de uma empresa.
Isso inclui recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento de carreira, avaliação de desempenho, remuneração, benefícios, comunicação interna, cultura organizacional, entre outros aspectos que impactam diretamente o capital humano e o ambiente de trabalho.
VEJA OUTROS TEXTOS E ASSISTA VÍDEOS DE DANY MORAES
A expressão Gente e Gestão enfatiza a importância das pessoas como um dos principais ativos de uma organização e reconhece que uma gestão eficaz dos recursos humanos é fundamental para o sucesso e sustentabilidade do negócio.
E também ressalta a necessidade de uma abordagem humanizada e centrada nas pessoas na condução das atividades relacionadas à gestão de talentos dentro da empresa e a produtividade sustentável.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES